segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Pequenos prazeres da vida

Todos nós temos pequenas coisas que nos dão prazer e que nos fazem únicos.

Esta semana que passou reparei numa dessa situações. Gosto bastante de cozinhar, coisa que faço diariamente, e de forma especial gosto de cozinhar na semana que antecede a ida de férias. Praticamente só comemos comida não processada, por isso temos sempre a cozinha e frigorifico sempre atolhado de frutas e vegetais.

A situação que me dá particularmente prazer é a gestão e planeamento das refeições da semana anterior às férias de forma a deixar o frigorifico e dispensa completamente vazia de produtos perecíveis. E mesmo o preparar e congelar os últimos vegetais de forma a que o frigorífico fique mesmo vazio me dá prazer.

Sou um gajo simples eu sei.

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Blackburn Rovers

Championship (segundo divisão inglesa), época 2012-2013.

Foi mais uma época em que acompanhei o Blackburn Rovers. O bilhete para todos os jogos em casa custou 225 libras (nada mau para mais de 20 jogos!).

Como é de conhecimento geral o Rovers tinha acabado de descer da Premier League, e obviamente como qualquer equipa que desce, o Rovers foi automaticamente candidato a regressar à PL na época seguinte. Assim não acabou por acontecer, tal como aconteceu com o Bolton e o Wolves (que até desceu para o 3º escalão de futebol inglês). A verdade é que o Campionship é uma liga muitíssimo competitiva e complicada. Há muito investimento, e muito a ganhar com uma promoção para a principal liga de futebol do mundo, a Premier League. Só para terem uma ideia o Rovers pagou pelo seu avançado Jordan Rhodes 8 milhões de libras (10 milhões de euros).

A "grande cena" foi que ao longo da pré-época começaram a chagar jogadores Portugueses ao mesmo ritmo que aqui chegam enfermeiros para trabalhar nos hospitais britânicos. Iniciamos a época com SEIS jogadores portugueses:

E no inicio da época não faltaram bandeiras Portuguesas em alguns pontos das plateia! A verdade é que ao longo da época esse entusiasmo com o grupo de jogadores portugueses acabou por desaparecer. Dos que estão na foto apenas vi jogar dois, o Nuno Gomes e o Fábio Nunes (que é o único que realmente continua a fazer parte das opções da equipa para 2013-2014.)

O Nuno Gomes começou bem, mas logo após o primeiro mês acabou por ficar no banco praticamente todos os jogos até que no último jogo em casa lá conseguiu começar a titular, mas acabou por ser substituído ao intervalo. Uma coisa é certa, pareceu um gajo super porreiro das vezes que falei com ele, e mostrava grande vontade de jogar.
O Gomes até ficou com o meu número de telemóvel para marcarmos um copo, mas nunca mais me ligou. Deve ter perdido o cartão com o meu contacto e ainda hoje o deve andar a procurar por todo o lado.



Ainda relevante sobre o Blackburn Rovers 2012-2013 é o facto de que com a descida de divisão passaram a jogar na mesma divisão do Burnley FC.

Burnley é uma pequena cidade em Lancashire onde eu trabalho. Acontece que tem dos adeptos mais fanáticos da Inglaterra e a rivalidade com o Blackburn Rovers é do mais explosivo que existe. Um dos jornais ingleses fez um ranking dos clubes mais odiados no Reino Unido, e na primeira posição apareceu o Burnley FC (um clube que nem na Premier League joga!). Conta a malta com quem trabalho (de Burnley) e a malta com quem vou ao futebol em Blackburn que há muitos anos de rivalidade entre os dois clubes, com muita porrada, muito vandalismo que sempre marcou o encontro entre os dois clubes. Hoje em dia isso já foi evitado pelas forças policiais através de regras muito específicas de acesso ao estádio.
A única forma de um adepto do Burnley vir ao estádio do Blackburn é entrar num autocarro em Burnley que os deixa à boca da bancada dos visitantes em Blackburn e vice-versa. Um adepto do Blackburn que viva em Burnley e queira ver o Burnley-Blackburn não pode ir para o estádio directamente, tendo que vir a Blackburn apanhar o autocarro!!

Enfim, já desde que por aqui ando ouvia falar nesta rivalidade, mas só esta época tive oportunidade de assistir ao vivo a tal derby. A conquista da Premier League em 1995 foi o maior feito da história do Blackburn Rovers, mas logo a par, em termos de motivos de orgulho temos o facto que o Blackburn já conta com 34 anos consecutivos sem perder para o grande rival. 34 anos!!

Agora vejam lá que no primeiro derby que vou assistir, Blackburn Rovers-BurnleyFC, os visitantes marcam o 0-1 na primeira parte. O Rovers atirou-se para cima do Burnley na 2ª parte, mas os minutos foram passando e o 0-1 manteve-se até aos 90 mins! 33 anos sem perder para os grandes rivais e agora, estávamos a segundos de quebrar esse record, e da forma mais humilhante, que era perder em casa!! As emoções estavam ao rubro (não é possível descrever por escrito), mas nenhum adepto saiu mais cedo, e ao minuto 96, o capitão e jogador da casa, David Dunn, marcou o 1-1 e fez com que os 33 anos passassem a 34 anos invictos! As celebrações deste golo foram algo indiscritível! Prolongaram-se praí 20mins após o apito final.

Ainda tentei filmar qualquer coisa com o telemóvel (isto praí uns 2-3 mins depois do golo):



Foi uma época dura, na qual tivemos cinco treinadores e quase descemos de divisão!

Nova época de 2013-2014 e foi a debandada dos Portugueses de Blackburn. Parece que só fiquei eu. O jogadores saíram todos (excepto o Fábio Nunes) e até o meu colega português que se sentava ao meu lado não renovou bilhete para a próxima época.

Isto tudo para concluir que o Burnley FC vs Blackburn Rovers da época 2013-2014 é amanhã!


Bamos lá cambada!




quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Beijinhos

Viva,

Ora já aqui falei sobre um dos serviços da farmácia britânica chamado NMS - New Medicine Service.

Há uns dias atrás calhou de fazer uma destas consultas por via telefónica com uma Portuguesa. Na minha cabeça fez sentido ter toda a conversa em português, porque sabe bem quebrar a rotina e falar português e também porque senti que seria no melhor interesse do utente.
Acontece que praticamente toda a minha vida profissional (tirando seis meses de farmácia comunitária em Portugal)foi e é em inglês. Todo o dia-a-dia na farmácia, estudo, formações etc são em inglês. Como não sou apaixonado pela profissão, raramente falo do mundo da farmácia com algum colega português, e ao fim de mais de seis anos verifiquei que já começo a ficar muito perro ao falar em Português sobre as temáticas que farmácia comunitária engloba. (Seguramente que qualquer colega meu que para aqui ande há mais de cinco anos concordará).

Da mesma forma que a profissão normalmente fala inglês, o Português é praticamente apenas usado em situações pouco formais, de convívio social.

Dito isto, lá para o final da conversa telefónica:

Eu: "Então muito obrigado, e como combinado daqui a duas semanas entraremos em contacto consigo novamente. Beijinhos"

"Beijinhos!!!! WTF!!!

O meu cérebro queimou mesmo um fusível para me ter saído com esta.

PS: Acho uma falta de categoria deixar de se falar português correcto numa situação de emigração. Faço questão de continuar a lidar com a nossa língua diariamente e de a usar de forma correcta e completa.