Fiel à tradição de relatar aventuras com uns meses de atraso cá vou falar do nosso desporto favorito de Verão. Bem, isto para quem já foi atleta de "altíssimo" nível, descrever meras caminhadas como desporto é um pouco embaraçoso, mas é algo que tenho que aceitar com este avançar da idade.
Aqui pelo UK há a forte tradição de fazer caminhadas, não só pela actividade física em si, mas muito pelo acto de contemplação da natureza. É também muito comum a existência de rotas e percursos já definidos, sendo que muitos dos quais estão associados a desafios, o que de certa forma provoca algum fascínio em mim. (Equivalente ao fascínio que muita gente tem em fazer o Caminho de Santiago, por exemplo).
O Three Peak Challenge of Yorkshire foi algo que já tinha tentado combinar há mais de um ano, mas por várias razões nunca tinha acontecido. Desta vez lá acertei datas, inicialmente com uma "amiga do facebook" (uma farmacêutica Checa) que até à data ainda nem tinha conhecido pessoalmente, e mais tarde com outros amigos e lá ficou marcado para 19 de Junho (Não foi ao acaso o facto de termos planeado esta caminhada para um dos dias mais longos do ano).
O Site (http://www.3peakswalks.co.uk/ ou http://www.threepeakschallenge.com ) sobre este desafio diz: There are two walks in the UK that are generally known as the "Three Peaks Walk". The first is the National Three Peaks Walk, which takes in the summits of Ben Nevis, Scafell Pike and Snowden within 24 hours, and the second is the Three Peaks of Yorkshire, which takes in
This site at present concentrates solely on the Yorkshire Three Peaks Walk, but at some future point in time will be extended to cover the National Three Peaks Walk as well.
The Yorkshire Three Peaks Walk is a very demanding but rewarding walk, which takes in the summits of Pen-y-ghent (694 metres - 2,276 feet), Whernside (736 metres - 2,415 feet) and Ingleborough (723 metres 2,372 feet) all in one circular route. There is no set starting point, but the vast majority of walkers start at Horton-in-Ribblesdale, taking in the summits in the order shown above.
Portanto, não se trata do National Three Peak Challenge que consiste em subir os pontos mais altos da Escócia, Inglaterra e Gales em 24 horas. Parece aliciante, mas envolve alguma logística e muita viagem de carro. Um dia talvez.
Quanto ao Three Peak Challange of Yorkshire, consiste numa caminhada que envolve três cumes em Yorkshire. O desafio é fazer em menos de 12 horas.
Reza a tradição que há um café que faz a cronometragem da caminhada, ou seja, onde se faz um check-in e um check-out, e que até informa as autoridades no caso de algum dos participantes não aparecer no final do dia (pelos vistos já não fazem este serviço nos dias de hoje).
Percurso:
Bem, com tudo planeado lá marcamos encontro no café oficial da caminhada pelas 6h00 da manhã. Nós, três amigos Portugueses aqui da zona, e uma casal de amigos virtuais que passariam a reais após este dia. (Uma farmacêutica Checa e o namorado Inglês que é optometrista.)
Marcamos cedo mas totalmente confiantes que a marca das 12 horas seria para que os velhotes terminassem dentro do tempo limite e que em 7 a 8 horas já estaríamos de volta aos carros. E não é que estavamos bem enganados?
Logo de manhã apanhamos pela frente um dia de muito nevoeiro e com aquela chuva molha-tolos. Ao fim de menos de duas horas já estávamos no topo do primeiro pico, completamente encharcados e o grupo reduzido a quatro pessoas das sete iniciais (Por ingenuidade um dos participantes com um problema num joelho pensou que seria mais fácil, e os outros dois do "carro dele" tiveram que desistir).
Não vou descrever ao pormenor toda a caminhada, mas diria em jeito de resumo que foi bastante duro mesmo. Basta imaginar o que é caminhar durante 12 horas ora a descer ora a subir por vezes por "caminhos de cabras". Realmente dá cabo das pernas e dos pés. O pior mesmo foi a chuva e o nevoeiro, pois caminhar uma ou duas horas à chuva ainda se tolera, mas quando isso acontece durante quase 12 horas e sem tempo para secar a roupa entre os chuviscos, aí já é outra história! No final lá completamos a caminhada em 11h15! Nós e muita gente com quem nos cruzamos durante todo o percurso. (o que foi surpresa tendo em conta o estado do tempo).
Apesar de tudo, o dia valeu muito a pena pelas belas paisagens que contemplamos quando o nevoeiro abriu, a pela excelente conversa que sempre fluiu.
Algumas fotos:
(topo do 3º pico. Depois daqui foi sempre a descer para chegada)
Mas para mostrar que no UK também há dias de sol, que tornam estas caminhadas em momentos agradáveis cá fica outra caminhada que fizemos este Verão no Lake District.
Esta caminhada foi em Wasdale no Lake District. No Sábado ficamos em Lancaster, uma cidade bem porreira, e no Domingo de manhã lá iniciamos esta caminhada bem cedinho.
E que bem que sabe chegar ao fim de uma dia inteiro de caminhada e alapar num Pub a comer qualquer coisa típica, no meu caso "Bangers and Mash" ,ou seja, Salsichas com Puré e com uma Pint a acompanhar. Estes prazeres da vida não têm preço!
Mais fotos
Como já tinha escrito num post anterior a propósito de outro caso, gosto muito quando provamos que este mundo é realmente pequeno ao conhecermos pessoas de tão longe com quem afinal já tivemos algum ponto em comum. Desta vez falo desta farmacêutica Checa, a L.
Há uns anos atrás, a um Sábado de manhã fui trabalhar numa farmácia já perto do lake district (praí 50 km de casa). Ao falar com o membro do staff que me acompanhava fiquei a saber que a farmacêutica regular era da República Checa, Como eu tinha "estudado" na República Checa durante 4 meses lá lhe deixei uma mensagem a relatar este facto. Ela achou curioso e conseguiu a arranjar o meu número de telemóvel, e desde aí lá mantivemos contacto. Curioso é o facto de termos estudado na mesma universidade durante 4 meses, vivido na mesma residência universitária e até termos identificado noites em que ambos estivemos presentes na Disco local! Acho estes encontros e histórias resultantes na mobilidade humana uma verdadeira delícia.