quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Viver no UK: Gastos obrigatórios

Boas noites,

Visto que a maior parte das visitas que por aqui passam continuam a ser de Portugal, vou aqui de forma resumida responder a uma das perguntas mais comuns que recebo: Quanto é que se gasta em média para viver no UK?

Os valores apresentados, são os da minha própria experiência, pelo que outras pessoas terão gastos relativamente diferentes dos nossos.

Electricidade: £30/mês (Média do nosso último ano. A maior parte gasta mais)
Gás: £30/mês (Média do nosso último ano. A maior parte gasta mais)
Água: £22/mês (No nosso caso é um valor fixo independentemente da água consumida. andará na média)

Council Tax: £100/mês durante 10 meses por ano. (Isto é o imposto municipal pago à câmara municipal pelas despesas de polícia, bombeiros, recolha de lixo etc etc. Este valor varia de região para região e em função do valor da casa. £100/mês é mesmo o mínimo que alguém pagará. Quem viver sozinho numa casa tem direito a desconto de 25% no nosso council.)

Telefone + Internet: Acabamos por pagar em média £20-£22 mês. (No nosso caso tem o bónus de chamadas ilimitadas para Portugal)

TV Licence: £145/ano (Taxa única, mais barata apenas para quem comprar TV licence para TV a preto e branco!Isto não é nenhum serviço de tv cabo, é apenas para podermos ter televisão! Mesmo quem apenas tem computador ou portátil deve pagar este montante uma vez que pode aceder a conteúdos televisivos pela internet. A vantagem é que a televisão capta em canal aberto uma porrada de canais sem necessidade de subscrição que qualquer pacote de canais.)

Telemóvel: £10 - £15/mês (£10 eu que tenho 100min, 100sms, net ilimitada e 60min para Portugal, £15 no caso da Ana que tem mais minutos e sms fruto da vida social muito mais agitada :p. Neste campo a maior parte das pessoas gasta bem mais).

Carro: (Quem vive e trabalha numa grande cidade normalmente opta por não ter carro)
1) Inspecção: £35-£50. Feita anualmente.
2) Selo de circulação. £30/ano. (isto no meu caso e da Ana pois temos carros com baixas emissões de CO2. Custo médio será pelas £95 e £190)
3) Seguro automóvel: Este é que é a verdadeira dor de cabeça! No meu caso foi cerca de £800, no da Ana £500. Qualquer um acabado de chegar cá, sobretudo se tiver menos de 25 anos deverá contar com £1500-£2000 por ano.

Aluguer de casa: Diria que acima de Birmingham devem esperar pagar entre £450-£550/mês por uma casa com dois quartos, ou com um quarto apenas se se tratar de um apartamento xpto. Abaixo de Birmingham é outra história, mas perguntem a quem lá vive.


Este post não tem por objectivo funcionar como dissuasor ou promotor da vinda para o UK, apenas tem um objectivo informativo.

16 comentários:

  1. Bom post! Só desconhecia a parte dos automoveis, mas para já é algo que não me faz falta...

    ResponderEliminar
  2. Um post bastante útil. Eu própria já me vi na situação de explicar/dar uma ideia das despesas que tenho no UK a vários amigos que andam a considerar mudar de país.
    Devo dizer que em Nottingham a coisa é mais ou menos ela por ela. Se bem que sei que o seguro de automóvel cá é mais caro do que o normal no resto do país....porque Nottingham durante muito tempo tinha bastante criminalidade.

    POr experiência, sei que viver em Bath é caríssimo (dizem que é a segunda cidade com arrendamentos mais altos no Reino Unido), e em Cambridge é igualmente caro. Alugar um estúdio não fica por menos de ~500 GBP/mês, p.e., em Bath.
    Infelizmente, esse aumento de preços afecta também a renda de quartos individuais.

    ResponderEliminar
  3. Portugal, Madeira e Açores! Não é só Portugal!

    ResponderEliminar
  4. sou mesmo fã deste blog e é optimo para ter uma percepção do custo de vida no Reino Unido. Ainda mais quando tenciono ir para o UK trabalhar ( apesar de saber que é dificil) como farmaceutico.

    Espetacular este blog :D

    ResponderEliminar
  5. Meu caro Gonçalo, não consigo discordar da sua opinião.

    ResponderEliminar
  6. Eu consigo.
    Agora este blog só fala de dinheiro.
    Dantes ainda se dizia mal de alguém.

    Apesar de acha que ligas muito bem com papel de parede.

    ResponderEliminar
  7. Um post bastante util!!! Faz no entanto sentido diferenciar entre viver no UK e viver em Londres, uma vez que em Londres os custos aumentam bastante:
    * Seguro, no minimo 1500£. > Como conseguiram os 800£ tiraram carta inglesa??
    * Agua: eu paguei 150£ por 6 meses!
    * Casa... a grande dor de cabeca... um T1 na zona 2 nao fica por menos de 1200£ sem despesas nenhumas incluidas

    ResponderEliminar
  8. Sem dúvida que os valores estarão de acordo com a zona do país onde se vive. Aqui alugar uma casa de 2 quartos anda pelas £750 e uma de 3 facilmente ronda as £1000 (compensa pagar uma mortgage).
    Em relação ao carro, nós pagamos £10 de selo, mas já chegamos a pagar mais de 200(obviamente não neste carro)e de seguro pagamos £260. Sim, sim, compensa ser "cota"... :)

    ResponderEliminar
  9. Karoglan: Não te quero insatisfeito, vou falar de futebol no próximo post.

    MissLilly: Água é um preço equivalente em qualquer ponto do UK. Casas todos sabemos que são mais caras no Sul, sobretudo em Londres.
    O Seguro não varia em função do tipo de carta de condução. Os factores principais são a idade do condutor segurado, o nr de anos sem acidentes (no claim bonus) e a localização. A nossa zona é uma das mais caras por causa das fraudes "crash for cash"... Sei que alguém que chegue ao UK com menos de 25 anos e sem bónus de paga para cima de £1500. (o valor dos seguros aumentou muitos % nos últimos 5 anos!)

    Marshmallow: Até há carros que nem pagam selo por terem emissões de CO2 muito baixas. Ser cota e mulher é óptimo na altura de pagar seguro de carro, verifica-se :P

    ResponderEliminar
  10. Quem quiser poupar no seguro que traga um documento da última seguradora, em Portugal, que diga quantos anos têm sem "claims".

    ResponderEliminar
  11. Lage: Tens toda a razão, embora todo esse processo seja, por vezes, uma verdadeira saga.

    ResponderEliminar
  12. Olá. Os preços que disseram no post ainda se mantêm agora em 2013?
    Em Cambridge é uma boa cidade para se viver? paga-se quanto por um T2+1 ou T3?

    ResponderEliminar
  13. Ora viva "Anónimo" (nem sei se é o nome próprio se apelido).

    Os preços estão praticamente idênticos.
    Nunca visitei Cambridge, mas tem fama de ser excelente. (cidade estudantil)
    Quanto a preços de arrendamento é ver em www.rightmove.co.uk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite, estou como "anónimo" porque não tenho conta google nem nenhuma outra, encontrei o blog por acaso, porque andava a pesquisar o modo de vida em Inglaterra.

      Vou ver o site de arrendamento, há crise no país, ou nem se houve falar disso? Os preços que referis-te, ai aquivale a preços baratos ou caros?

      Eliminar
  14. Eu vivo em Luton e nao encontrei uma casa mais barata que 700 libras e pra quem vive ca ba menos de 6 meses nao arranja uma casa sem pagar um deposito de menos de 3 mil libras.

    ResponderEliminar