terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Business Card

Ora viva,

Na minha opinião o famoso "Plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro" do meio profissional traduz-se em ter uma vasta colecção de gravatas que se usam diariamente, fazer chamadas telefónicas em língua  estrangeira e ter um "business card" que se oferece a torto e a direito a qualquer pessoa com quem se trave contacto profissional.
Neste momento, tendo mais de 30 gravatas no armário, e fazendo diariamente dezenas de chamadas telefónicas usando uma língua que me é estrangeira, falta-me o passo final para atingir esse pico de sucesso profissional. Falta-me um business card (cartão de visita).
(imagem do google)
Como o portátil onde tinha o photoshop morreu de velhice não tenho alternativa se não vir para aqui criar o passatempo "Cria o business card do Eugénio".

Alguém pode dar uma mão?

Foi neste mês de Janeiro que este blog registou o maior número de visitas mensais desde que nasceu há quase cinco anos, o que a prova viva que o facebook não conseguiu matar a blogosfera, e além disso se a pindérica da pipoca mais doce pode criar este tipo de "passatempos", eu também posso.


Dados a aparecer:
Profissão "Locum Pharmacist"
Eugénio Carvalho
GPhC: 123456 (isto é o nr de registo na ordem dos farmacêuticos de cá)
Mobile: 0791212121212
email: 1exemploqualquer@gmail.com
Frase:
"Providing essential, advanced and enhanced services in community pharmacy"


Qualquer obra de arte é enviar para eugenioooo@gmail.com (este email é mesmo o meu)
 Nunca se sabe se tenho seguidores com talento e disposição para perder uns 20 minutos num photoshop ou paint. Se não receber nenhum modelo de business card, não fico chateado, eu próprio tratarei de tentar fazer um. Caso receba algumas propostas farei um novo post com direito a votação.
Sugestões serão aceites até às 18h00 do dia dos namorados. (Para parecer assunto sério)

Pago um café ao vencedor*.

Agora num registo mais sério, explico o porquê do cartão. A realidade da farmácia do UK está a apertar cada vez mais, com remunerações a descerem e ofertas de emprego a desaparecerem o que me deixa de certa forma apreensivo. Numa tentativa de me antecipar a uma situação ainda pior no futuro quero com este cartão  alargar a minha rede de contactos. Primeiramente visitar algumas farmácias da região e deixar o meu contacto. Se possível conseguir desta forma marcações para um dia ou outro de trabalho e assim dar-me a conhecer no "terreno".



* a não ser que seja benfiquista.

domingo, 29 de janeiro de 2012

Visit to the Market

Quanto custa viver no UK?

Como escrevi em várias ocasiões, fazemos visitas regulares ao mercado de Bolton.
Hoje estava a arrumar tudo o que compramos e decidi tirar foto:

2 chocos
6 solhas
9 peitos de frango
3 corações de cabrito
1 perna de cabrito
1 barriga de porco
0,5kg de coração e fígado de frango


Pimentos
Batatas
Uvas
Tomates


Tudo isto custou cerca de £35.

Agora vou ali dormir para o sofá que estes chocos à bordalesa acompanhados de tinto Rioja assim obrigam.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

My new phone contract!

Boas noites.

Já por várias ocasiões mencionei o tema do telemóvel . Aqui no Reino Unido os preços dos telemóveis são consideravelmente mais baixos, tanto dos telemóveis como dos contratos pós-pagos (contract), de tal forma que pouca gente tem tarifários pré-pagos (pay as you go).

Há quase dois anos atrás lá fiz um contrato de 24 meses com a t-mobile. Um daqueles "deals" que inclui telemóvel a um preço decente e um contrato com uma determinada mensalidade como descrevi num post da altura. Ora bem, aqui no UK, quando um contrato se aproxima do seu término é a verdadeira loucura! Chega o momento do "upgrade".  Já há uns meses que comecei a padecer deste síndrome pré-upgrade, que inclui diversas conversas com outras pessoas sobre qual será o melhor contrato/smartphone, visitas a várias lojas de telemóveis para brincar com os mais recentes "gadgets" e visitas regulares à página da minha operadora móvel a ver que upgrades me propunham.

Andei de olho no Samsung Galaxy SII mas com o meu plano (£10.21 por mês) e negociando no chat do site da T-Mobile o preço mínimo que me propunham era £250 pelo telemóvel + 24 meses a £10,21.

Mas esta semana fiz log-in na minha conta da T-Mobile e apareceu-me uma proposta "Online deal" em que me tiravam £6 mês da minha mensalidade caso renovasse contrato por 24 meses. (isto sem novo telemóvel incluído). Perante esta proposta renovei imediatamente.

Ou seja:
£4.21 mês tenho direito a:
100 mins para qualquer telemóvel/fixo no UK.(não é muito)
100 sms para UK (uso chats do gtalk para a Ana, e agora o pessoal usa a app "viber")
60min chamadas internacionais (Portugal incluido)
Internet ILIMITADA! Isto sim é um bónus.

No dia seguinte ainda liguei para a linha de apoio a confirmar. E confirma-se.

Decidi que era bom demais para deixar passar, e assim sempre posso comprar um telemóvel desbloqueado separadamente.

Nesse campo tenho que confessar, que tal como a Eva, não resisti à tentação e também eu pequei.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Feriados (Bank Holidays) no UK

Como diz no título, este post falará de algo que toda a gente gosta, os feriados.

Toda a gente gosta de feriados e toda a gente tem uma opinião sobre a forma como a quantidade de feriados em Portugal se compara com outros países.
Lembro-me que desde puto quando o tema da quantidade de feriados em Portugal vinha à conversa, apareciam sempre entendidos na matéria. Mas tão frequentemente ouvi "Ui aqui em Portugal é uma miséria, por exemplo na Suiça há praí o dobro" como "Aqui em Portugal é uma festa, há feriados quase todos os meses, enquanto por exemplo na Suiça há praí três ou quatro por ano". (!) Nunca cheguei a perceber bem se em Portugal temos mais ou menos feriados que a média dos outros países.

Hoje, uns anos mais tarde, já licenciado, continuo sem o saber. Sei porém que esta história dos feriados tem algumas diferenças entre Portugal e o Reino Unido.

Ora em Portugal, um país cheio de história, temos feriados como o 25 de Abril dia da liberdade, 10 de Junho dia de Portugal (data do falecimento de Camões) 5 de Outubro dia da implantação da republica. Também em Portugal, um país beato, temos feriados como o 15 de Agosto dia da Assunção de Nossa Senhora, o 8 de Dezembro dia do Corpo de Deus e outros que tais.

Resumindo, sempre associei conceito de feriado como uma data relevante a celebrar (ou pelo menos a não esquecer).  Mas aqui no Reino Unido, um país igualmente cheio de história, parece ser diferente.
Tenho para mim que os primeiros turistas ingleses a "colonizar" a costa espanhola terão tomado conhecimento desta coisa de feriados e, tendo achado piada,  terão então decidido importar a ideia para o Reino Unido.

Vejamos os feriados de cá:
New Year's Day - (Como o dia 1 de Janeiro calhou no Domingo, foi feriado a 2 de Janeiro)
Good Friday  (Sexta-feira santa, sempre à sexta-feira antes da Páscoa)
Easter Monday (Segunda-feira após Páscoa)
May Day Bank Holiday (Primeira segunda-feira de Maio. O que é que é suposto comemorar aqui?)
Spring Bank Holiday (Última segunda-feira de Maio. Dia da primavera?! É disto que eu falava, não têm datas históricas a assinalar?)
Late Summer Bank Holiday (Última segunda-feira de Agosto)
Christmas Day (Natal)
Boxing Day (Dia após o Natal que por cá serve para ir aos saldos)

Em 2011 tivemos também o feriado no dia do casamento do Príncipe William e em 2012 teremos feriado a 5 de Junho para comemorar os 60 anos da Rainha Elizabeth II no poder.

Vendo bem o número de feriados é notoriamente inferior em relação a Portugal, mas há um aspecto que faz toda a diferença, é que são sempre "comemorados" durante a semana, mesmo que no calendário indique que calham ao fim de semana.

Olhem só para o caso da Anita neste Natal:

Dia 24 Dezembro, Sábado, não trabalhou (nunca trabalha ao Sábado)
Dia 25 Dezembro, Domingo dia de Natal não trabalhou (Nunca trabalha ao Domingo, e quase tudo fechou por ser dia de Natal)
Dia 26 Dezembro, 2a-feira, não trabalhou pois como o Natal calhou ao domingo, o feriado passou para 2a-feira.
Dia 27 Dezembro, 3a-feira, não trabalhou pois foi feriado, o "Boxing Day", que se moveu de dia a seguir ao Natal (o qual foi feriado de Natal) para a 3a-feira.
Dia 28 Dezembro, 4a-feira, não trabalhou pois ambos temos as 4as-feiras de folga
Dia 29 Dezembro, 5a-feira, não trabalhou pois teve a folga do "Christmas Shopping Day*".
Dia 30 Dezembro, 6a-feira -> TRABALHOU!

Depois veio o 31 Dezembro, 1 e 2 de Janeiro que não trabalhou outra vez! Muito dura é esta vida de Pharmacy Manager.

* Christmas Shopping Day - Muitas companhias dão aos empregados um dia de folga (pago) durante o mês de Dezembro, supostamente para que possam fazer as compras de Natal. Isto faz pouco sentido nos dias de hoje em que pouca gente trabalha os cinco dias da semana, e quando todas as lojas estão abertas ao Sábado e Domingo, e quando cada vez mais gente faz compras online. Menos sentido fará ter este dia de folga após o Natal tal como conseguiu negociar a Anita!


Isto é tudo muito bonito, mas a mim os feriados não me fazem nada bem à carteira. Como sou empregado por conta própria, nos feriados, como não trabalho, não recebo.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Dois Mil e Doze

Ora já cá estamos em 2012!

Apesar de antecipar um ano sem grandes acontecimentos, veio por este meio anunciar que o migrant_script renovou contrato com o blogspot por mais doze meses.

O prognóstico para 2012 é verdadeiramente um ano sem acontecimentos de maior:
A nível desportivo estou bastante apreensivo, pois o Blackburn Rovers arrisca-se a descer de divisão, e mesmo o FCP não me deixa confiante como no ano de 2011. Obviamente que más notícias a nível desportivo significa ausência de posts no blog.

A nível profissional nem eu nem a Ana perspectivamos qualquer mudança. À partida continuaremos nas mesmas farmácias a ocupar os mesmos cargos, a desempenhar as mesmas funções e a auferir os mesmos salários. Também não vamos iniciar qualquer tipo de investimento paralelo (compra de farmácia, de apartamento para alugar, ou de uma padaria)

Também em 2012 não perspectivamos mudança de carro nem mudança de casa. Nem mesmo obras em casa estão na agenda.

2012, ano de Apocalipse, será uma verdadeira seca para os seguidores do migrant_script. Têm autorização para removerem este blog dos favoritos, da lista de links dos vossos blogs, e para deixarem de fazerem comentários. 

Para muitos de vós, até 2013.

migrant_script


PS: Por outro lado, 2012, será um ano de comemorações interessantes, como os 30 anos do autor, e os 10 de namoro com a sua cara metade. Pensando melhor, até poderá ter algum interesse passar por cá.

Bom ano a todos