quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Check in

Meus caros,

Este post vem na sequência de outros já publicados, onde deixo algumas dicas de como poupar uns trocos, investir algumas poupanças ou, como neste caso, ganhar uns tostões (mesmo que sejam "migalhas".)

- Vives no UK?
- Tens um smartphone?
- Quando vais pela rua e vês uma moeda de 5p,10 ou 20p no chão dás-te ao trabalho de a apanhar?

Se respondeste sim às três questões, este post é para ti.

Algo que existe há já algum tempo, fruto do fenómeno das compras online, são os sites de cashback. Compras online feitas a partir das aplicações/sites de cashback atraem um reembolso do preço total pago pelo produto.

Dois dos exemplos mais conhecidos são o Topcashback e o Quidco (cada um com termos e condições próprias).
Por exemplo, quando comprei o meu iPhone, em vez de ter ido directamente a www.apple.co.uk, fui ao site topcashback a partir do qual pesquisei o site da Apple, e uma vez no site deles tudo foi processado como se tivesse ido directamente ao site da apple sem recurso ao site de cashback (incluindo o preço a pagar). A diferença é que alguns dias depois recebi na minha conta do topcashback 18 libras de reembolso que posteriormente levantei para a minha conta bancária. Isto pode ser aplicado a qualquer tipo de compras online, até supermercado.

Mas isto pode chegar a um nível muito mais extremo do primeiro exemplo. Hoje fomos ao Currys comprar um microondas. Andamos por lá a ver todas as opções e gostamos de um que estava em promoção por 99libras. Primeira coisa a fazer foi obviamente verificar (usando o smartphone) quanto é que o mesmo modelo custava online, na amazon e em qualquer outro sitio. Comprovamos que realmente não havia mais barato em lado nenhum. Aí abri a minha app Quidco onde verifiquei que o Currys estava a oferecer 1.5% de cashback nas compras online ou reservas feitas através da net. Assim fiz, apesar de estar dentro da loja, mandei reservar o produto através do telemóvel e do Quidco e lá fui ao balcão dizer que tinha reservado um microondas com determinada referência. Dentro de dias devo receber 1.5% das 99libras, o que obviamente são migalhas (1.5libras). Mas 1.5 libras por 1 minuto no telemóvel, não está mal. (1.5libras por minuto dá 90libras por hora. Não ganho tanto.)

Os exemplos acima são típicos do uso de sites de cashback, mas o que me fez vir para aqui escrever este post, é algo mais recente que só há dias fiquei a conhecer (através do www.moneysavingexpert.com que já mencionei noutros posts).

É a modalidade de Check In através da app de smartphone do Quidco:
O mundo das compras online (que no UK está a atingir um volume de negócios enorme) está a fazer com que as pessoas façam menos visitas à lojas. Para contrariar isto, praticamente todas as grandes marcas estão a oferecer alguns cêntimos para que as pessoas entrem nas lojas.

Usando a app to telemóvel (que tem que permitir à aplicação verificar a nossa posição geográfica) é só carregar num botão que nos permite fazer check in em cada loja. Usanto o exemplo do "print screen" que fiz do telemóvel, naquele momento estava a 236 "feet" da loja Carphone Warehouse que estava a oferecer 20pence para eu fazer check in. Fazer check in demora 1 segundo! É só carregar no botão quando a minha localização confirmar que estou na loja.

O lucro que resultar destes check ins é transferido para a conta bancária de duas em duas semanas.
O que me apercebi logo no primeiro dia é que a app não é muito exigente em relação à nossa posição em relação à loja. No primeiro dia tive de fazer uma caminhada de 1km para a farmácia, e fiz check in no Tesco, Staples e Wynsors sem sequer ter estado do mesmo lado da rua das respectivas lojas!

Hoje eu e a Ana que para ir ao banco tivemos de passar no shopping centre de Blackburn apanhamos um fartote de check ins! 4 libras os dois juntos.

Não vale a pena andar muito obcecado, nem ninguém fica rico com isto, mas já que hoje em dia andamos de smartphone constantemente na mão, "why not"?

PS: Não deve demorar muito tempo para que as companhias percebam que esta técnica, da forma como está desenhada, não implica forçosamente mais gente a entrar nas lojas. Ou será que até resulta?

Quem é amigo?

5 comentários:

  1. É uma boa ideia para continuar a trazer clientes às lojas físicas.
    Aproveito também para referir que existem mais apps para fazer check-in que trazem vantagens ao cliente, como o Foursquare (penso que seja o mais usado nas lojas portuguesas) e o Google Leaderboard (mais usado nos US para já).

    ResponderEliminar
  2. Ou seja:
    Andas na rua e agora nem sequer levas um olhinho a micar as gaijas!!
    Tenho para mim que foi o padre dessa terra que te mostrou esses programas.

    Ou foi o rabino. Nunca te tinha visto assim judeu.

    ResponderEliminar
  3. Daqui por uns tempos, já vemos alguém a exercer profissão com isso....Então qual é a sua profissão? sou Check-in profissional... lol

    Tenho de admitir que eu desconhecia tal coisa, mas vou ver se me actualizo sobre esse tema...

    Obrigado pela dica :)

    ResponderEliminar
  4. Eu baixo-me até para as moedas de 1p, que desgraça... Mas é bom saber que existem estas vantagens, vou passar a aproveitar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais nada....é assim que se faz uma grande fortuna lol

      Eliminar