quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Inspector Carvalho

Viva,

Ora aqui segue um post curioso de uma situação com a qual lidei recentemente ao trabalhar na farmácia.

Não é novidade para os seguidores do blog que sou um bufo. É só relembrar o caso do carro com o selo expirado.

Fazendo um aparte, acredito bastante numa sociedade vigilante ao invés de um estado controlador. As autoridades têm que estar presentes e a postos para apoiar e dar seguimento a denúncias feitas por parte dos seus cidadãos, e pouco mais que isso, seja em matérias da criminalidade comum , de corrupção, evasão fiscal, negligência profissional, transgressão das regras do código de estrada, etc.

Voltando então à situação em questão. Há poucas semanas atrás, já depois das 22:00 recebemos uma chamada na farmácia, na qual outra farmácia dizia que iam encaminhar um cliente porque não tinham todos os medicamentos requisitados na receita médica em questão.
Ao verificar a receita que a minha colega tinha dispensado fico com algumas suspeitas sobre a legitimidade da mesma. Sobretudo relativamente a um segundo item onde era possível ler "Diazipam 10mgs 4/52".

Ora bem, quanto mais olhava para a receita, com mais certeza ficava que se tratava de uma situação fraudulenta. Desde logo, pelo facto de se tratar da dose máxima para o diazepam em comprimidos e depois porque o número 4 em "Olanzapine 10mgs 4/52" era feito de uma forma completamente diferente comparativamente à segunda linha "Diazipam 10mgs 4/52", e depois o erro ortográfico em diazepam, apesar de isso ser bastante comum em receitas manuscritas.

Mas aqui é que começa o dilema! Que fazer? Como enfrentar o cliente e como abordar a situação, sobretudo já depois das 22:15 e com mais ninguém na farmácia.

Dispensei o primeiro item após algumas questões e disse que tinha que confirmar com o médico certos detalhes quanto ao segundo item. Logo no dia seguinte o meu patrão ligou para a clinica onde confirmou que o segundo item não tinha sido prescrito pelo médico.

Na semana seguinte dei seguimento ao caso. Fiquei a saber que as autoridades levam assuntos deste tipo com bastante importância. Reportei ao PCT local (autoridade regional de saúde), e à polícia. O Drug Tariff (livro emitido com periodicidade mensal que determina o pagamento às farmácias pelos vários serviços prestados), estipula o pagamento de 70 libras para qualquer caso reportado de receita médica fraudulenta! Acho bem, há que premiar o trabalho que envolve lidar com uma situação destas.
Entretanto já enviei a papelada para receber o pagamento de 70 libras por reportar a receita médica e já fui à polícia fazer um depoimento, e em breve provavelmente terei de estar presente em tribunal relativamente a este caso.

Já não é a primeira vez que lido com uma situação de receita falsa. Há uns quatros anos atrás a minha denuncia até levou à descoberta de algo mais sério. Na altura foi o facto de ter recebido pela segunda vez uma receita de dentista para dihidrocodeina, sendo que  a quantidade prescrita seria o suficiente para um mês (normalmente dentistas prescrevem quantidades para uma semanita). Após investigações descobriu-se que o cliente em questão tinha-se apoderado de um bloco de receitas do pai, dentista reformado!

PS1: Não meto aqui foto da receita por razões óbvias, sendo prova em tribunal, mas garanto que o cliente envolvido no caso fez um excelente trabalho em imitar a escrita do médico. Quase todos os meus colegas admitiram que lhes teria escapado.

PS2: Este post é obviamente em contra-corrente com o post anterior dos farmacêuticos de Londres que venderam Diazepam sem receita médica, como mostra na reportagem da BBC. A seriedade e celeridade com que a polícia tratou este caso onde alguém tentou obter 28 comprimidos de diazepam 10mgs, mostra o quão sério é o caso reportado pela BBC. Não só aqueles farmacêuticos perderão a carteira profissional como serão sujeitos a tribunal e a uma pena a condizer.

PS3: Inspector Carvalho ao seu dispor.


4 comentários:

  1. Se soubesses o que já me passou pelas mãos e denunciamos, aos valores que vos pagam e à escala que era aqui, bem que podia já estar na reforma a viver desses rendimentos. Mas aqui a justiça não funciona, estão dois ou três presos, o resto... Parabéns para ti e a Anatidis

    ResponderEliminar
  2. Não tenho dificuldades em imagina a seriedade dos casos de que falas. O grande problema do nosso país é mesmo esse, não há justiça, não funciona, e as pessoas de bem nunca têm apoio quando fazem o trabalho todo das autoridades em descobrir e denunciar casos de ilegalidades.

    Abraço e obrigado Mr E...poulos

    ResponderEliminar