Este Sábado que passou, enquanto esperava pelas 9:00 para começar numa farmácia onde iria trabalhar pela primeira vez, dei uma voltinha pelo centro da vila (Clitheroe, em Lancashire), e até entrei numa delas que já estava aberta para entregar o meu famigerado "business card".
Tirei também a seguinte foto:
Nesta foto aparece à esquerda uma Lloydspharmacy (onde trabalhei), ao centro uma farmácia independente chamada Peterbuckley Pharmacy, mais à direita é possível ver a cruz de uma outra farmácia independente chamada Clitheroe Pharmacy. Poucos metros atrás de mim ficava uma Boots Pharmacy.
E para esta vila do tamanho de Amares/Póvoa de Lanhoso são as farmácias que existem. Qual a razão para tamanha concentração de farmácias? A resposta também aparece na foto, mais ao fundo, entre as duas farmácias independentes, onde fica o centro de saúde da vila.
Pensei mais um pouco e reparo que segundo critério de localização geográfica das farmácias britânicas, há 3 tipos de farmácias:
Tipo 1: Farmácia comunitaria típica: O caso das que aparecem na foto, normalmente com um horário de abertura das 9:00-18:00 e que se distribuem pelo país não em função da concentração da população, mas em função da localização dos centros de saúde ("Doctor's surgeries"). A guerra é acesa pela proximidade com os centros de saúde, e quanto mais perto melhor. Muitas vezes até ficam dentro dos próprios centros de saúde, tal como a farmácias onde eu trabalho mais regularmente e a farmácia da Ana.
A vantagem deste tipo de farmácias consiste exactamente na proximidade com o centro de saúde e pelo facto de ser o modelo de farmácia que sempre existiu, o qual os pacientes sempre conheceram.
Este tipo de farmácias são ou independentes (privadas, não pertencentes a cadeias de farmácias) ou de cadeias tipo Lloydspharmacy, Cooperative Pharmacy, Rowlands, Cohens, Day Lewis, etc.
Tipo2: Farmácia de Hipermercado: Este é um modelo mais recente de farmácias. Ficam localizadas dentro de hipermercados (equivalentes ao Jumbo, Continente etc). Neste campo existem a Tesco Pharmacy, Asda Pharmacy, Sainsbury Pharmacy e Morrisons Pharmacy.
Este modelo resultou naturalmente da diversificação da oferta de produtos por parte dos hipermercados. Se já vamos ao hipermercado em vez de ir ao talho, à peixaria, à frutaria, à drogaria, etc, porque não também ter os medicamentos dispensados num hipermercado? Acompanha a tendência.
Apesar da desvantagem de não se situarem perto dos centros de saúde têm como vantagem a comodidade para os pacientes de poderem fazer tudo num local apenas. Fazer compras, meter gasolina e receber os medicamentos. Além disso têm a enorme vantagem de serem quase sempre "100hours pharmacies" (abertas 100 horas por semana), e que portanto estão abertas sete dias por semana, com horários das 7:00-23:00 ou muito equivalentes a isto.
Tipo3: Farmácia de centro comercial/"high street": Este tipo de farmácias ficam localizadas nos centros comerciais ou nas principais ruas de comércio. É a típica Boots Pharmacy, ou até a Superdrug Pharmacy. Neste tipo de farmácia, o volume de receitas e MSRM dispensados têm uma relevância menor que noutro tipo de farmácias. A secção de cosméticos, cremes, MNSRM e muitas outras áreas é enorme, em contraste com uma área muito pequena para a "dispensary" (onde estão os MSRM e onde se aviam receitas). Algumas Boots Pharmacy têm áreas do tamanho de um Lidl ou até maiores.
De certa forma esta realidade Britânica têm bastantes diferenças com a distribuição das farmácias em Portugal, e por isso achei por bem escrever isto. Para os poucos a quem este tema diga respeito, podem achar interessante.
Abraço