terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Embifamento status

Após 3 anos e meio de emigração:


Já:

Dispenso a colher no copo de café/leite/chá. Reparei que temos (os portugueses) o hábito de manter a colher no copo de galão ou de leite com chocolate, coisa que por aqui não acontece. Aqui prepara-se tudo, mexe-se até dissolver o açúcar e toca a levar a bebida pró sofá/secretária/banco do jardim etc. Esta mudança ocorre dentro dos primeiros 2-3 meses.

Envio postais de natal/aniversário sem escrever nada. Aqui os bifes mandam postais por tudo e por nada. (se alguma pessoa fica 2 dias de baixa recebe logo um cartão, se está grávida, se deixa o emprego, se lhe cresce uma unha partida, enfim). Assim no primeiro Natal qual não foi a nossa surpresa que nos começaram chover cartões de natal, quer de colegas de trabalho que nem gostamos, quer de vizinhos de quem ainda passado 3 anos não sabemos o nome. Claro está que para um tuga "naive", só faz sentido escrever um postal se for para escrever um romance.. Essa já aprendemos, agora recebem um postal com a mensagem que já lá vem e apenas assinamos.. Esta mudança ocorre após o primeiro natal cá.

Cumprimento as fêmeas com aperto de mão. Ok aqui depende um pouco do contexto, mas mesmo em situações não profissionais de natureza apenas social as bifas estendem logo a mão. Caso se trate de um belo exemplar da raça o tuga que é tuga faz-se de inocente e avança para o beijo usando o aperto de mão como forma de "puxar" a bifa. Esta mudança acontece no primeiro dia.


Ainda não:


Bebo chá com leite. Só o cheiro deixa-me enjoado. Sou olhado de canto e com suspeita quando bebo um chá (infusão) à portuguesa. Beber chá dessa forma não passa pela cabeça de um bife. Jamais.

Saio no frio da noite/tarde só de t-shirt. Os naturais de cá têm necessariamente que sentir a temperatura de forma diferente. É impossivel aguentar o frio como eles. E já nem falo apenas de sair à noite. Na semana dos -5ºC durante a tarde não faltava gente às compras só em t-shirt ou vestido!!

Conjugo o verbo: "I was, you was, he was, we was, they was." Ainda não percebi a origem disto, mas até na radio e televisão é assim que se diz. O "we were" ou "they were" não existe.

7 comentários:

  1. sempre fiz a primeira e não ando por aí...:P
    Espero que o Natal tenha sido impecável ;)

    ResponderEliminar
  2. Para mim, a parte mais difícil de viver no estrangeiro é a parte de cumprimentar as pessoas! Nos EUA, as pessoas cumprimentam-se com um passou-bem ou com um abraço, dependendo do grau de amizade e intimidade, ora comigo vai tudo corrido a dois beijinhos, para já, e eles ficam com aquele ar de quem me acha um ET europeu... Pode ser que daqui a três anos já me tenha acostumado!
    http://amarycanlife.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Olá, espero que as festas estejam a ser boas! :)

    Eu gosto mt de cumprimentar as pessoas de aperto de mão! Beijinhos só a quem merece e é íntimo.

    Isso da conjugação do verbo é uma coisa de facto muito estranha, mas felizmente não temos de imitar! hehe

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  4. LOL

    Essa do verbo também acontece por terras tugas. Toda a gente diz: "Amanhã vamos..." quando deveria dizer: "Amanhã iremos...". Televisão, rádio, jornais...

    Suponho que aconteça o mesmo a um bife que esteja em Portugal e que saiba minimamente a língua! hehe

    ResponderEliminar
  5. Grande post. Revejo-me muito.

    Leite no chá é estragar leite e estragar chá. Postais ainda nao mando mas continuo a receber todos os natais (como dizes, mesmo de pessoas que mal conheco). T-shirt no frio...vai lá tu!

    E a melhor de todas a do "you was". Ao nível do falar na primeira pessoa do singular usando o "us" ou usar o "me" em vez de "my".

    No meu caso uso estas duas, quando faco a minha imitacao da Cheryl Cole: "A part of us will always love him, you know!" "It's not a soap opera... It's me life, you know!"

    Grande post!

    ResponderEliminar
  6. olá!

    sabes me dizer se para nos aceitaram a trabalhar no Reino Unido como farmaceuticos é mto importante acabar com boa media de curso?

    obrigada!

    ResponderEliminar
  7. Nunca tinha reparado/pensado nessa da colher... agora cada vez que reparo da-me vontade de rir, porque de facto eu sou a unica pessoa na equipa que deixa a colher na chavena do cafe/cha. ehehe

    ResponderEliminar