quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

MOT top tips

MOT (que deriva de "Ministry of Transport") é o nome que se dá à inspecção anual do carro.










O meu mobil fez então o seu 3º aniversário e foi altura da sua primeira MOT. Neste ponto Portugal ganha ao Reino Unido sobre a forma como regulamenta todo o processo de inspecção automóvel. Em Portugal a inspecção automóvel é feita em centros específicos onde não se fazem reparações automóveis enquanto que no UK a maior parte dos locais onde se fazem MOTs são também locais de reparação. Isto gera uma situação totalmente promiscua... Que a maior parte dos mecânicos são vigaristas já todos sabemos, mas nesta situação têm a faca e o queijo na mão.. Com o nosso historial de carros velhos desde que chegamos ao UK sei do que falo por experiência própria.

Deixa-se o carro (sem qualquer problema aparente) para fazer a MOT, e uma hora depois quando se volta, é certinho que lá vamos receber um papel vermelho e dizer "failed"... ou porque são os travões, ou porque há ferrugem onde não se consegue ver ou porque o rádio não funciona, sei lá. Tenho para mim que a juntar a tudo, o facto de chegar ao mecânico com um sotaque diferente também não ajuda.
Obviamente que após dar a notícia de que o carro falhou na MOT, o mecânico diz logo que consegue reparar as falhas todas por um pequeno balúrdio, e que caso faça as reparações nesse mesmo sítio, a segunda reavaliação (re-test) será gratuito. Caso decida reparar as falhas noutro local, terá de pagar o valor de uma nova MOT (£35-£60). Toda esta comunicação é feita sempre com um sorriso amarelo com vários tiques de chico-espertice (como falar de forma a que ninguém entenda).

Ora bem, este ano decidi fazer diferente, e lá fui à internet procurar a forma de evitar este esquema dos mecânicos. E cá fica a sugestão de um site genial : moneysavingexpert que consulto quase semanalmente. ( Recomendo vivamente a qualquer residente no UK)

Basicamente as câmaras municipais têm centros de inspecção automóvel com o propósito de fazerem a inspecção de todos os seus carros e autocarros, mas que também estão disponíveis a fazer MOTs a qualquer cidadão com um carro particular. Aqui sim, não fazem reparações, não têm interesses manhosos entre diagnóstico/reparação.

Assim ontem lá liguei para o mais próximo:

Eu: "Hello, can I book a MOT for tomorrow"
MOT centre: "You certainly can. I've got three free slots, 7h30, 12h30 and 2h30"
Eu: "Let's do it at 7h30 then" (enquanto pensava: "nãooooooooo porquê é que tou a escolher tão cedo?"...)
MOT centre: "Can I take your name?"
Eu: "J-O-S-E as in José Mourinho, and the surname is..."
MOT centre: "that's fine, it's enough"

Hoje não consegui evitar mandar uma gargalhada em frente do homem quando, depois de ter pago a inspecção, me deu este recibo:

Dando conclusão ao post anterior do mija-mija, quero reiterar o sábio conselho que vos dei "não poupem no mija-mija". O diabo do carro falhou na inspecção por causa de uma luz da matricula e porque o mija-mija não funcionava (congelado!!). Os -5º às 7h30 da manhã não ajudaram. Mas correu bem, pois uma hora depois já a matrícula tinha luz e o meu mija-mija (concentrado, que aguenta até -20º) fluía sem problemas, indo eu a caminho de casa com o problema da MOT resolvido por mais um ano.

PS: Não há dia de folga que saia da cama antes do meio dia (só pra terem uma ideia o quão desgastante o trabalho de emigrante é), embora ache sempre que seja um desperdício do dia e pense sempre que na próxima folga é que vou mesmo levantar de manhã cedo. O facto de ter marcado logo por impulso a MOT para as 7h30 da manhã, é um fenómeno deveras interessante. Somos racionais ao ponto de tentarmos truques e artimanhas para controlar a nossa "irracionalidade"... Não é um animal lindo o ser humano?

7 comentários:

  1. meu amigo, eu se pudesse e conseguisse nunca saía da cama antes das 18h num dia de folga...e não sou emigrante.
    P.S: não vais acreditar no que tresli no título deste post, quando o vi no bloglines:
    MOT top tits ..damn
    LOLOLOL

    ResponderEliminar
  2. pois... como disse, a nossa mente é algo fascinante.

    Poderei fazer um post com o ranking das top tits das celebridades.. um caso a pensar

    ResponderEliminar
  3. Pensa nisso..se precisares de acessoria técnica estás à vontade :p

    ResponderEliminar
  4. Obviamente minha cara secretaria executiva, mas apenas porque estava com uma constipação terrível com febre e tudo.

    ResponderEliminar
  5. LOL

    Portanto, és o melhor do mundo a levar o carro à MOT!!!

    hehe

    ResponderEliminar
  6. Os meus resultados falam por mim... diria antes que sou especial

    Ass: Mr Mourinho

    ResponderEliminar