domingo, 17 de abril de 2011

Relaxing at 100hours pharmacies

The 100 hours pharmacies.


Aqui no UK, tal como em Portugal, a abertura de uma farmácia está dependente de vários critérios que basicamente atestam ou não a necessidade da existência da uma nova farmácia. Isto ainda hoje continua a ser verdade com uma excepção apenas: As farmácias de 100 horas. Acontece que o Department of Health decidiu que, com o objectivo de promover uma maior acessibilidade por parte da população, as farmácias que estivessem abertas pelo menos 100 horas por semana estariam isentas de todo e qualquer critério. Deste então (5-6 anos atrás) que se verificou um autêntico "boom" na abertura de farmácias. Qualquer um, farmacêutico ou não, poderia abrir uma farmácia a custo zero, sem qualquer tipo de atrasos e burocracias. Parece uma maravilha, mas enquanto uma farmácia com horário 9-5h "gasta" pouco mais de um farmacêutico por semana, uma farmácia de 100h emprega pelo menos 3 no mínimo, o que obviamente não fica barato. Muitos investiram em farmácias de 100h com  o objectivo de posteriormente apelarem a uma redução do horário de abertura, o que na prática nunca é autorizado. Consequência disto é que há muitas farmácias de 100h com pouco movimento e com dificuldades em arranjar farmacêuticos para cumprirem todo o horário.  (100h abertas por semana em que nem 1 minuto estão abertas sem um farmacêutico lá dentro).

Aqui entro eu a receber uns emails com as vagas de uma certa companhia de farmácias. De vez em quando lá "aceito" um ou outro turno. No Sábado passado depois de ter trabalhado durante a manhã numa farmácia da terriola (onde vou de 15 em 15 dias) lá fiz o turno da noite (17h-22h) noutra farmácia próxima. Em 5 horas entraram 5 pessoas diferentes pela porta. Fico com a certeza de que este modelo de farmácias de 100 horas, tirando raras excepções, não pode ser financeiramente viável. Obviamente que isso não é problema meu, e que o mercado lá se encarregará de se auto-regular. (Aliás toda a regulamentação sobre a abertura de farmácias de 100h mudará em breve)

Ao contrário do dia-a-dia numa qualquer farmácia normal, estes turnos são uma verdadeira seca. Mas desta vez fui munido do nosso último gadget:

ebook amazon Kindle!
Obviamente como profissional que sou, estive a ler assuntos do mundo da farmácia. Basicamente um CPD sobre Substance Misuse que consiste num PDF de 150 páginas.

Como rápida "review" sobre este gadget tenho a dizer que é realmente muito bom.
 Leve; Bateria até 1 mês!; Não cansa os olhos pois parece realmente que estamos a ler um papel de um jornal; Dá para adicionar ficheiros em pdf; Permite acesso à net através de wi-fi (facebook e tudo!), Dicionário Oxford integrado que num instante dá mais informação sobre qualquer palavra num livro ou pdf. Quanto a livros, os mais recentes são pagos, mas há milhares que permitem download grátis da amazon.
De facto útil para quem vai de férias em low-cost e lê aí uns 3 livros por semana (caso da Ana).

Saudações

#1 Aqui no UK não existem farmácias de serviço. Não há farmácias abertas durante a noite.
#2 Um horário de 100h semanais corresponde a um horário típico das 7h-8h até 22h-23h com menos horas ao Domingo.

2 comentários:

  1. O mercado vai, como dizes e bem, auto-regular-se. Entretanto aproveitas tu, e bem, para fazeres umas coroas em turnos tranquilinhos.

    ResponderEliminar
  2. " Qualquer um, farmacêutico ou não, poderia abrir uma farmácia a custo zero, sem qualquer tipo de atrasos e burocracias. Parece uma maravilha, mas enquanto uma farmácia com horário 9-5h "gasta" pouco mais de um farmacêutico por semana, uma farmácia de 100h emprega pelo menos 3 no mínimo.".... Em Portugal se fosse permitido isso, empregavam calceteiros para dispensar medicamentos!!! Ainda existem farmácias onde os farmacêuticos (donos) só aparecem no final do dia para colher o dinheiro....

    Jorge

    ResponderEliminar