segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Feriados (Bank Holidays) no UK

Como diz no título, este post falará de algo que toda a gente gosta, os feriados.

Toda a gente gosta de feriados e toda a gente tem uma opinião sobre a forma como a quantidade de feriados em Portugal se compara com outros países.
Lembro-me que desde puto quando o tema da quantidade de feriados em Portugal vinha à conversa, apareciam sempre entendidos na matéria. Mas tão frequentemente ouvi "Ui aqui em Portugal é uma miséria, por exemplo na Suiça há praí o dobro" como "Aqui em Portugal é uma festa, há feriados quase todos os meses, enquanto por exemplo na Suiça há praí três ou quatro por ano". (!) Nunca cheguei a perceber bem se em Portugal temos mais ou menos feriados que a média dos outros países.

Hoje, uns anos mais tarde, já licenciado, continuo sem o saber. Sei porém que esta história dos feriados tem algumas diferenças entre Portugal e o Reino Unido.

Ora em Portugal, um país cheio de história, temos feriados como o 25 de Abril dia da liberdade, 10 de Junho dia de Portugal (data do falecimento de Camões) 5 de Outubro dia da implantação da republica. Também em Portugal, um país beato, temos feriados como o 15 de Agosto dia da Assunção de Nossa Senhora, o 8 de Dezembro dia do Corpo de Deus e outros que tais.

Resumindo, sempre associei conceito de feriado como uma data relevante a celebrar (ou pelo menos a não esquecer).  Mas aqui no Reino Unido, um país igualmente cheio de história, parece ser diferente.
Tenho para mim que os primeiros turistas ingleses a "colonizar" a costa espanhola terão tomado conhecimento desta coisa de feriados e, tendo achado piada,  terão então decidido importar a ideia para o Reino Unido.

Vejamos os feriados de cá:
New Year's Day - (Como o dia 1 de Janeiro calhou no Domingo, foi feriado a 2 de Janeiro)
Good Friday  (Sexta-feira santa, sempre à sexta-feira antes da Páscoa)
Easter Monday (Segunda-feira após Páscoa)
May Day Bank Holiday (Primeira segunda-feira de Maio. O que é que é suposto comemorar aqui?)
Spring Bank Holiday (Última segunda-feira de Maio. Dia da primavera?! É disto que eu falava, não têm datas históricas a assinalar?)
Late Summer Bank Holiday (Última segunda-feira de Agosto)
Christmas Day (Natal)
Boxing Day (Dia após o Natal que por cá serve para ir aos saldos)

Em 2011 tivemos também o feriado no dia do casamento do Príncipe William e em 2012 teremos feriado a 5 de Junho para comemorar os 60 anos da Rainha Elizabeth II no poder.

Vendo bem o número de feriados é notoriamente inferior em relação a Portugal, mas há um aspecto que faz toda a diferença, é que são sempre "comemorados" durante a semana, mesmo que no calendário indique que calham ao fim de semana.

Olhem só para o caso da Anita neste Natal:

Dia 24 Dezembro, Sábado, não trabalhou (nunca trabalha ao Sábado)
Dia 25 Dezembro, Domingo dia de Natal não trabalhou (Nunca trabalha ao Domingo, e quase tudo fechou por ser dia de Natal)
Dia 26 Dezembro, 2a-feira, não trabalhou pois como o Natal calhou ao domingo, o feriado passou para 2a-feira.
Dia 27 Dezembro, 3a-feira, não trabalhou pois foi feriado, o "Boxing Day", que se moveu de dia a seguir ao Natal (o qual foi feriado de Natal) para a 3a-feira.
Dia 28 Dezembro, 4a-feira, não trabalhou pois ambos temos as 4as-feiras de folga
Dia 29 Dezembro, 5a-feira, não trabalhou pois teve a folga do "Christmas Shopping Day*".
Dia 30 Dezembro, 6a-feira -> TRABALHOU!

Depois veio o 31 Dezembro, 1 e 2 de Janeiro que não trabalhou outra vez! Muito dura é esta vida de Pharmacy Manager.

* Christmas Shopping Day - Muitas companhias dão aos empregados um dia de folga (pago) durante o mês de Dezembro, supostamente para que possam fazer as compras de Natal. Isto faz pouco sentido nos dias de hoje em que pouca gente trabalha os cinco dias da semana, e quando todas as lojas estão abertas ao Sábado e Domingo, e quando cada vez mais gente faz compras online. Menos sentido fará ter este dia de folga após o Natal tal como conseguiu negociar a Anita!


Isto é tudo muito bonito, mas a mim os feriados não me fazem nada bem à carteira. Como sou empregado por conta própria, nos feriados, como não trabalho, não recebo.

5 comentários:

  1. Eu cá gosto de ter os feriados sempre à segunda ou 6ª.

    ResponderEliminar
  2. Penso que o primeiro feriado de Maio e' para celebrar o primeiro de Maio, dia do Trabalhador, que se nao estou em erro se comemora em varios paises. Mas penso que ca' nao lhe dao a mesma importancia que noutros Paises

    ResponderEliminar
  3. Breaking: Acredito mais que seja coincidência. Não encontras qualquer referência ao "dia do trabalhador" no Reino Unido. Aliás, este feriado pode calhar em qualquer dia desde o 1 a 7 de Maio.

    Mas se calhar tens razão, e terá sido criado com o pretexto de copiar este feriado com dimensão mundial (?).

    ResponderEliminar
  4. O boxing day é para ver o futebol, não é para ir às compras.

    ResponderEliminar
  5. Como o próprio nome indica, os bank holidays foram criados pelos bancos, mas lê mais sobre isso aqui http://en.wikipedia.org/wiki/Bank_holiday

    ResponderEliminar