segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Orgulho da Nação

Qual Ronaldo qual quê, o verdadeiro orgulho da nação é esta senhora:


Com as ausências de Jessica Augusto, 2a em 2010, e de Sara Moreira, 2a em 2009 e 4a em 2011, lá teve a Anita que vestir as cores da selecção e conseguir um fabuloso 498º lugar nas mulheres com 48'50'' na Great Manchester Run 2012.

Eu fui apenas dar apoio logístico à nossa atleta (segurar casacos, dar água, apoio moral). 40,000 pessoas a correr pelas ruas de Manchester foi algo de sensacional, com uma organização em tudo impecável. (Mal a Ana terminou a prova recebi logo um sms automático a dizer que ela tinha terminada e com o seu tempo final!). Gostei de ver o ambiente de festa, cheio de cores, de orgulho e felicidade pessoal de quem terminou a prova, a vontade de fazer o máximo esforço pelas respectivas instituições de caridade que quase todos apoiaram, e gostei ainda de ver algumas celebridades que quase de forma anónima também participaram nesta prova. Fiquei com vontade de participar no próximo ano.

Grupinho de amigos da Ana que combinaram fazer a Great Manchester Run 2012.

Mas mais importante que falar desta prova será falar de como é que a Anita chegou a este grupo de amigos e do que a motiva para ir correr todas as semanas:

PARK RUN

O Park Run é algo que tem crescido a um ritmo alucinante. Decorre aos Sábados de manhã em vários pontos do Reino Unido (e outros países do mundo já). Consiste num percurso fixo de 5km. A participação é totalmente gratuita, sendo que depende do voluntariado dos participantes para a organização do mesmo. Em dois ou três Sábados por ano os corredores devem ajudar na organização em vez da participação na corrida. Os resultados obtidos em cada Sábado contribuem para um ranking anual onde os atletas podem ver a sua evolução pessoal e contra os demais participantes.
Vejam o site e procurem onde fica o park run mais próximo. Creio que será difícil não ter um park run a menos de 30km, onde quer que vivam no Reino Unido. Embora nunca tenha participado, consigo ver que o ambiente é saudável de convívio e amizade.Certamente muito melhor que passar umas horas num ginásio a olhar para o espelho.
(Anita no Bolton Park Run)

3 comentários:

  1. Concordo, sao pessoas como ela que fazem falta neste pais :)

    ResponderEliminar
  2. Não te metas nisso Geninho.
    Isso de correr cansa.
    Alem disso, só estás habituado a correr com mapa. Se te meteres nestas coisas ainda te perdes.

    Saudinha

    ResponderEliminar
  3. Ganda estilo que a Ana tem a correr. Força nisso.

    ResponderEliminar