Há coisa de uma semana tivemos visitas vindas de Portugal.
E naquelas malas cheias de bacalhau, presunto, chouriço, cerejas, azeite, folar, doce de abóbora, uns doces da sogra e muita roupa de criança vinham também laranjas. E não há palavras para descrever essas laranjas, mas vou tentar: "Cá f%"&# &% #"#$% de marabilha".
Obviamente que a saudade e ausência muda a percepção das coisas, mas após seis anos a comer a porcaria da laranja espanhola do supermercado, estas souberam às melhores laranjas de sempre.
Mas se não acreditarem em mim, perguntem ao puto que trabalha na minha farmácia com o qual partilhei uma dessas laranjas na hora de almoço e que sobre as quais disse: "this is what dreams are made of".
E já que falamos sobre laranjas cá fica uma curiosidade com que me deparei aquando das férias que fizemos na Grécia. Junto ao sopé de uma laranjeira era possível ler numa placa o nome da árvore em grego: "Portokália" (além da palavra com o alfabeto grego). Portugal em grego é "Portogália".
Somos um país de laranjas, aliás, de boas laranjas.
Bom dia Eugénio! Eu já nem me lembro do gosto das laranjas portuguesas... já não as como há mais de 2 anos... até começo a salivar só de pensar.
ResponderEliminarObrigada por teres passado no Código Postal Internacional. Volta sempre!
Eu com certeza voltarei aqui a este teu espacinho cheio de experiências interessantes e com algum humor à mistura ;)
Bom proveito!
Cris (CPI)
como te percebo!!! que saudades, mal posso esperar, e especialmente as algarvias sao qqer coisa de maravilhoso :D
ResponderEliminarhje comi uma meloa espanhola mas nao tem nada a ver com a docura das nossas. Porem descobri q os morangos da alemanha sao mto bons e doces. Para a semana ver se tenho tempo de ir as compras e de me encher de morangos :D
Essas laranjas eram da tuaa "Águas Boas"?
ResponderEliminarÉ que já tens comentários a falar das laranjas do Algarve e acho que esse assunto só se pode resolver com um pau... De marmeleiro!
Estas por acaso até são das margens do Rio Douro em Trás-os-montes. Mas as laranjas de 'imbigo' se Amares também são famosas.
ResponderEliminarPortugal um país de Laranjas.... Alguma conotação política nisso? :)
ResponderEliminarJorge Rodrigues
EliminarNão tive esse objectivo no post. Mas diria que Portugal desde sempre alterna entre anos bons para a produção de laranja e anos bons na floricultura, mais especificamente na produção de rosa. Sempre assim foi e creio que nunca mudará.
ResponderEliminar