sábado, 4 de fevereiro de 2012

on the go...

Aqui o vosso menino da aldeia continua maravilhado com o avanço dos smartphones e o quanto tornam a nossa vida tão mais simples, tão melhor!

Ainda há poucos anos isto não teria sido possível (não com a mesma rapidez):

Esta semana fomos à agência de viagens para finalmente marcar as próximas férias. Nem estávamos a contar que ficasse tudo marcado nesse dia, mas depois de muito ver online, achamos que era melhor visitar uma agência de viagens pessoalmente. E assim fizemos.

Praí uma hora depois,  já com tudo marcado (os 6 voos, transfers, e 3 hotéis onde vamos ficar) ficamos a saber que teríamos de fazer o pagamento do valor total, e que isso teria de ser feito em x minutos (não sei se de 30 min - 1 hora) para que todas as marcações fossem asseguradas.

Ora bem, estava claramente desprevenido. Os cartões de débito que tinha na carteira são de contas correntes onde não tinha dinheiro suficiente. Tinha cartão de crédito, mas  implicaria pagar praí 70£ de taxas adicionais!

É aqui que entram as maravilhas do mobile banking. Pego no telemóvel, abro a app do online banking e em poucos segundos transfiro o dinheiro de uma conta poupança para a conta corrente. Passado um minuto já estava o pagamento das férias finalizado através do cartão multibanco.
(maravilhas do mobile banking e do sistema bancário com transferências instantâneas)

Após esta fase o funcionário da agência de viagens disse que apenas precisava de 10 minutos para organizar e imprimir toda a papelada relativa às nossas férias. 
Aí lembrei-me que tinha pedido o sábado da partida para férias de folga. Era uma folga relativa a uma farmácia onde trabalho apenas duas vezes por mês, e que marquei há uns meses pois tinha medo que as férias que viesse a marcar me impedissem de fazer o turno das 9h00 às 13h00. Mas como vamos sair de Manchester às 20h00, decidi enviar email ao coordenador das marcações de farmacêuticos para esta companhia de farmácias inglesas (Cooperative Pharmacy). Disse-lhe que se ainda não tivesse arranjado farmacêutico para a folga que eu tinha requisitado anteriormente, que eu afinal estaria disponível para trabalhar. Respondeu-me imediatamente a dizer que já tinha tratado de me substituir para esse dia, mas que se estivesse interessado em trabalhar que tinha quatro farmácias com vaga para esse Sábado. Vi no google maps a localização das quatros opções propostas e optei por uma farmácia que abriu apenas há um mês e para a qual aceitei trabalhar das 7h00 às 15h00. 

Ficou tudo tratado no momento. Saí da agência de viagens com férias tratadas, pagas e trabalho agendado.

(fabuloso a rapidez com que tudo fica tratado e a flexibilidade que a profissão ainda permite)


É incrível o privilégio que todos temos em viver nos dias de hoje! Tantas gerações que passaram ao lado destas pequenas maravilhas do desenvolvimento.

PS: Pela primeira vez vamos passar duas semanas inteirinhas de férias que não em Portugal.

4 comentários:

  1. É de facto incrível o que a tecnologia avançou na última década...Ah, e boas férias :-))

    ResponderEliminar
  2. Agora fiquei com curiosidade em saber onde vao :P
    Viva a tecnologia! Usar o telemovel para fazer tudo, ora o belo do e'mail, ora a tradicional chamada, ora mover dinheiro online, ora consultar o maps e reservar uma mesa, tudo a velocidade a que os dedos permitem.
    e no intervalo ainda dar para consultar o blog e la deixar mais um post. eu gosto disto :)

    ResponderEliminar
  3. Bem, as férias ficarão registadas a seu tempo. (não se pode revelar tudo de uma vez) Além disso dentro do tema 'ferias' ainda tenho que mencionar as últimas em Portugal em Setembro passado.

    ResponderEliminar
  4. Acho mal! Deveria ser 2 semanas inteirinhas de férias em Portugal e não noutro sitio! lol

    Em relação à tecnologia têm surgido coisas nos ultimos anos mesmo fantásticas! E os smartphones ainda têm muito para dar!

    ResponderEliminar