quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As farmácias Britânicas

Para não variar, de vez em quando lá sai um post sobre farmácia.

Este Sábado que passou, enquanto esperava pelas 9:00 para começar numa farmácia onde iria trabalhar pela primeira vez, dei uma voltinha pelo centro da vila (Clitheroe, em Lancashire), e até entrei numa delas que já estava aberta para entregar o meu famigerado "business card".
Tirei também a seguinte foto:


Nesta foto aparece à esquerda uma Lloydspharmacy (onde trabalhei), ao centro uma farmácia independente chamada Peterbuckley Pharmacy, mais à direita é possível ver a cruz de uma outra farmácia independente chamada Clitheroe Pharmacy. Poucos metros atrás de mim ficava uma Boots Pharmacy.
E para esta vila do tamanho de Amares/Póvoa de Lanhoso são as farmácias que existem. Qual a razão para tamanha concentração de farmácias? A resposta também aparece na foto,  mais ao fundo, entre as duas farmácias independentes, onde fica o centro de saúde da vila.


Pensei mais um pouco e reparo que segundo critério de localização geográfica das farmácias britânicas, há 3 tipos de farmácias:

Tipo 1: Farmácia comunitaria típica: O caso das que aparecem na foto, normalmente com um horário de abertura das 9:00-18:00 e que se distribuem pelo país não em função da concentração da população, mas em função da localização dos centros de saúde ("Doctor's surgeries"). A guerra é acesa pela proximidade com os centros de saúde, e quanto mais perto melhor. Muitas vezes até ficam dentro dos próprios centros de saúde, tal como a farmácias onde eu trabalho mais regularmente e a farmácia da Ana.
A vantagem deste tipo de farmácias consiste exactamente na proximidade com o centro de saúde e pelo facto de ser o modelo de farmácia que sempre existiu, o qual os pacientes sempre conheceram.
Este tipo de farmácias são ou independentes (privadas, não pertencentes a cadeias de farmácias) ou de cadeias tipo Lloydspharmacy, Cooperative Pharmacy, Rowlands, Cohens, Day Lewis, etc.

Tipo2: Farmácia de Hipermercado: Este é um modelo mais recente de farmácias. Ficam localizadas dentro de hipermercados (equivalentes ao Jumbo, Continente etc). Neste campo existem a Tesco Pharmacy, Asda Pharmacy, Sainsbury Pharmacy e Morrisons Pharmacy.
Este modelo resultou naturalmente da diversificação da oferta de produtos por parte dos hipermercados. Se já vamos ao hipermercado em vez de ir ao talho, à peixaria, à frutaria, à drogaria, etc, porque não também ter os medicamentos dispensados num hipermercado? Acompanha a tendência.
Apesar da desvantagem de não se situarem perto dos centros de saúde têm como vantagem a comodidade para os pacientes de poderem fazer tudo num local apenas. Fazer compras, meter gasolina e receber os medicamentos. Além disso têm a enorme vantagem de serem quase sempre "100hours pharmacies" (abertas 100 horas por semana), e que portanto estão abertas sete dias por semana, com horários das 7:00-23:00 ou muito equivalentes a isto.

Tipo3: Farmácia de centro comercial/"high street": Este tipo de farmácias ficam localizadas nos centros comerciais ou nas principais ruas de comércio. É a típica Boots Pharmacy, ou até a Superdrug Pharmacy. Neste tipo de farmácia, o volume de receitas e MSRM dispensados têm uma relevância menor que noutro tipo de farmácias. A secção de cosméticos, cremes, MNSRM e muitas outras áreas é enorme, em contraste com uma área muito pequena para a "dispensary" (onde estão os MSRM e onde se aviam receitas). Algumas Boots Pharmacy têm áreas do tamanho de um Lidl ou até maiores.

De certa forma esta realidade Britânica têm bastantes diferenças com a distribuição das farmácias em Portugal, e por isso achei por bem escrever isto. Para os poucos a quem este tema diga respeito, podem achar interessante.

Abraço

6 comentários:

  1. Muito interessante!
    Continue com este tipo de posts de vez em quando (bem como da vida no UK em geral).
    Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. É bom saber que alguém dos que passam cá acha interessante.

    ResponderEliminar
  3. EUGÉNIO
    O Blog é muito Bom!
    Parabéns pela Estrutura pelas Notas,Fotos e pelo sentido de Humor.
    Bravo e continua a tirar as contrações espasmódicas aos ingleses!!!
    BOA… BRAVO....
    BOM TRABALHO!

    ResponderEliminar
  4. Boas,

    Eu ando a seguir o teu blog à já 1 ano e como vou trabalhar para o Reino Unido em Outubro como enfermeiro. GOstaria de te fazer uma pergunta.

    Qual o melhor banco para abrir neste momento uma conta? Para nós portugueses também temos direito a contas para new graduates?

    É que eu sou um leigo na matéria e fiquei bastante interessado nos teus ultimos posts :D

    ResponderEliminar
  5. O melhor banco não sei. Cada pessoa te dirá diferente em função da experiência pessoal. Uso muito o Halifax e recomendo.

    Não há contas do género da q falas, mas há muitas opções de contas correntes sem qualquer custo de manutenção, imposto de selo ou anuidade, ou taxas plos cartões de debito

    ResponderEliminar
  6. Boas Eugénio,

    Eu vi isto num dos sites que tu tinhas nos blogs :D

    http://www.moneysavingexpert.com/students/graduate-bank-accounts

    Não tens tido razões de queixa do Halifax? É que existem algumas criticas contra o banco por não ser muito claro em certas coisas e que depois leva á perda de dinheiro dos usuários.

    Cheers

    ResponderEliminar