sexta-feira, 13 de setembro de 2013

O Blackburn Rovers

Championship (segundo divisão inglesa), época 2012-2013.

Foi mais uma época em que acompanhei o Blackburn Rovers. O bilhete para todos os jogos em casa custou 225 libras (nada mau para mais de 20 jogos!).

Como é de conhecimento geral o Rovers tinha acabado de descer da Premier League, e obviamente como qualquer equipa que desce, o Rovers foi automaticamente candidato a regressar à PL na época seguinte. Assim não acabou por acontecer, tal como aconteceu com o Bolton e o Wolves (que até desceu para o 3º escalão de futebol inglês). A verdade é que o Campionship é uma liga muitíssimo competitiva e complicada. Há muito investimento, e muito a ganhar com uma promoção para a principal liga de futebol do mundo, a Premier League. Só para terem uma ideia o Rovers pagou pelo seu avançado Jordan Rhodes 8 milhões de libras (10 milhões de euros).

A "grande cena" foi que ao longo da pré-época começaram a chagar jogadores Portugueses ao mesmo ritmo que aqui chegam enfermeiros para trabalhar nos hospitais britânicos. Iniciamos a época com SEIS jogadores portugueses:

E no inicio da época não faltaram bandeiras Portuguesas em alguns pontos das plateia! A verdade é que ao longo da época esse entusiasmo com o grupo de jogadores portugueses acabou por desaparecer. Dos que estão na foto apenas vi jogar dois, o Nuno Gomes e o Fábio Nunes (que é o único que realmente continua a fazer parte das opções da equipa para 2013-2014.)

O Nuno Gomes começou bem, mas logo após o primeiro mês acabou por ficar no banco praticamente todos os jogos até que no último jogo em casa lá conseguiu começar a titular, mas acabou por ser substituído ao intervalo. Uma coisa é certa, pareceu um gajo super porreiro das vezes que falei com ele, e mostrava grande vontade de jogar.
O Gomes até ficou com o meu número de telemóvel para marcarmos um copo, mas nunca mais me ligou. Deve ter perdido o cartão com o meu contacto e ainda hoje o deve andar a procurar por todo o lado.



Ainda relevante sobre o Blackburn Rovers 2012-2013 é o facto de que com a descida de divisão passaram a jogar na mesma divisão do Burnley FC.

Burnley é uma pequena cidade em Lancashire onde eu trabalho. Acontece que tem dos adeptos mais fanáticos da Inglaterra e a rivalidade com o Blackburn Rovers é do mais explosivo que existe. Um dos jornais ingleses fez um ranking dos clubes mais odiados no Reino Unido, e na primeira posição apareceu o Burnley FC (um clube que nem na Premier League joga!). Conta a malta com quem trabalho (de Burnley) e a malta com quem vou ao futebol em Blackburn que há muitos anos de rivalidade entre os dois clubes, com muita porrada, muito vandalismo que sempre marcou o encontro entre os dois clubes. Hoje em dia isso já foi evitado pelas forças policiais através de regras muito específicas de acesso ao estádio.
A única forma de um adepto do Burnley vir ao estádio do Blackburn é entrar num autocarro em Burnley que os deixa à boca da bancada dos visitantes em Blackburn e vice-versa. Um adepto do Blackburn que viva em Burnley e queira ver o Burnley-Blackburn não pode ir para o estádio directamente, tendo que vir a Blackburn apanhar o autocarro!!

Enfim, já desde que por aqui ando ouvia falar nesta rivalidade, mas só esta época tive oportunidade de assistir ao vivo a tal derby. A conquista da Premier League em 1995 foi o maior feito da história do Blackburn Rovers, mas logo a par, em termos de motivos de orgulho temos o facto que o Blackburn já conta com 34 anos consecutivos sem perder para o grande rival. 34 anos!!

Agora vejam lá que no primeiro derby que vou assistir, Blackburn Rovers-BurnleyFC, os visitantes marcam o 0-1 na primeira parte. O Rovers atirou-se para cima do Burnley na 2ª parte, mas os minutos foram passando e o 0-1 manteve-se até aos 90 mins! 33 anos sem perder para os grandes rivais e agora, estávamos a segundos de quebrar esse record, e da forma mais humilhante, que era perder em casa!! As emoções estavam ao rubro (não é possível descrever por escrito), mas nenhum adepto saiu mais cedo, e ao minuto 96, o capitão e jogador da casa, David Dunn, marcou o 1-1 e fez com que os 33 anos passassem a 34 anos invictos! As celebrações deste golo foram algo indiscritível! Prolongaram-se praí 20mins após o apito final.

Ainda tentei filmar qualquer coisa com o telemóvel (isto praí uns 2-3 mins depois do golo):



Foi uma época dura, na qual tivemos cinco treinadores e quase descemos de divisão!

Nova época de 2013-2014 e foi a debandada dos Portugueses de Blackburn. Parece que só fiquei eu. O jogadores saíram todos (excepto o Fábio Nunes) e até o meu colega português que se sentava ao meu lado não renovou bilhete para a próxima época.

Isto tudo para concluir que o Burnley FC vs Blackburn Rovers da época 2013-2014 é amanhã!


Bamos lá cambada!




3 comentários:

  1. 1-1 resultado final! O record continua a aumentar

    ResponderEliminar
  2. Volta Nuno, estás perdoado.

    Ps: este comentário não tem propriamente a ver com o clube mencionado em título.

    ResponderEliminar
  3. Com o Jesualdo "em crise" pode ser que o Nuno volte mesmo, mas para estar no Banco a 100% (quase como fez no Blackburn Rovers).

    ResponderEliminar