sexta-feira, 13 de abril de 2012

Ganda presidente da junta!

Viva,

(estou de volta, já me passou a "depressão" pós-férias)

Recebi agora a papelada para a votação nas próximas eleições locais. Todos sabem que gosto de votar, coisa que faço sempre, (sempre que posso) sendo que aqui no UK optamos pelo voto por correspondência ao invés do voto presencial. Apenas porque é simples, funciona bem, e dá-nos mais flexibilidade, coisa que um voto presencial num determinado dia especifico não dá. E um farmacêutico nunca sabe se não vai receber um email ou chamada no dia anterior ou no próprio dia com uma marcação para trabalhar. (tem opção de aceitar ou não, claro!)

Mas este post nem é para falar das eleições, mas sim do meu fantástico presidente da junta. Tem o meu voto, certinho.

Já escrevi por aqui o quanto me deixa feliz quando os serviços funcionam bem. Fico maravilhado. Noutro post contei a história da eficiência que se seguiu à minha denuncia de um carro com o selo expirado.

Desta vez foi o seguinte: Há uns quatro meses atrás meteram um novo tapete de alcatrão na estrada que passa em frente à nossa casa, que por sinal é bastante movimentada. Foi um trabalho bem feito e que já fazia falta, pois a neve do inverno não perdoa e "esburaca" as estradas todas.

O problema surgiu quando uma das novas tampas de saneamento que foi reposta (por sinal mesmo em frente à minha casa) ficou de alguma forma solta. Como consequência cada vez que um carro lhe passava por cima (cada 3 segundos) fazia um barulho metálico agudo e estridente. Durante o dia ainda se aguentava, mas à noite incomodava mesmo.
(imagem da net)

E praí após uns três meses  a conviver com esta situação, e no regresso de uma partida de futebol (nem sei qual mas provavelmente perdemos) lá perguntei ao meu vizinho se o barulho não lhe incomodava, ao que ele confirmou que sim, mas que tal como eu não tinha feito nada quanto a isso. Aí eu disse-lhe que ia tratar de fazer algo.

Na segunda-feira seguinte lá fui  à página da Câmara Municipal na internet procurar o contacto do meu councilor (equivalente a presidente da junta (?)). Encontrei com facilidade e lá enviei o email a explicar a situação. Meti algum dramatismo, mas não demais.
Passado praí 2 minutos já tinha resposta (!! certamente tem um smartphone). Na terça-feira saí pelas 14h15 de casa para trabalhar e reparo que a United Utilities (companhia responsável pelos saneamento e abastecimento de água) esta à porta da minha casa a tratar do problema. Remédio santo.

Fiquei feliz. Adoro quando as coisas funcionam e são tratadas com competência. Sobretudo quando se consegue tratar de tudo por email ou online.

Respondi a agradecer a competência ao que obtive resposta novamente em coisa de cinco minutos, na qual o meu presidente da junta me deu a entender que não terá sido tão linear como tinha pensado inicialmente. Percebi que antes de mim já mais residentes tinham reportado o problema, e que ele ainda teve algum trabalho a conseguir que lá fossem reparar o problema.

Na minha perspectiva de quem reporta o problema num dia e o tem resolvido no dia seguinte não poderia ter sido melhor. Tem o meu voto, não adianta meterem mais panfletos pela porta.

5 comentários:

  1. 1-a palavra "ganda" só existe naquela mourama lá do Sul.
    2- a tradição da internet diz quando se escreve sobre o presidente da junta é para relatar situações que correm mal.
    2- perdeste a oportunidade de dizer malbde todos quando a tampa fazia barulho. Da próxima, antes de falar ao presidente da junta deves dizer mal na internet.

    De resto, regozijo-me o regresso das tuas boas noites de sono

    ResponderEliminar
  2. É assim mesmo! Só pela prontidão da resposta ao mail já merece o voto.

    Eu já me dou por contente quando a junta cá do sítio nos oferece sacos para o lixo me limpa a entrada de casa com detergente de cheiro a morango.

    ResponderEliminar
  3. JCosta: Quando enumeras os teus pontos de vista fá-lo como deve ser. Eu concordo que o ponto primeiro ponto 2 e o segundo ponto 2 são parte do mesmo tema (no qual te dou razão), mas o correcto teria sido 2 - a) e 2 - b).

    Da próxima vez que não estiver contente com alguma coisa venho para aqui reclamar e depois tomo medidas. Prometo.

    Silverboy: Que classe, cheiro a morango. Aqui no Norte não há classe nem requinte por parte do council.

    ResponderEliminar
  4. Olá Eugénio,

    Passou-se a mesma situação aqui em Portugal.
    No entanto, e após falar com a Junta de Freguesia, passado 1 mês lá veio os senhores responsáveis pela obra com um carro para "testar" o barulho. A inteligência era tanta que os dois tipos enfiaram-se no carro e a alta velocidade passavam em cima da tampa. No entanto, como estavam dentro do carro não ouviam o barulho. Lá tivemos que explicar que um deles deveria estar fora do carro para ouvir o barulho real!!

    No final lá se convenceram que realmente fazia barulho..... mas " como a tampa é da responsabilidade da empresa municipal de água.... NÃO PODEMOS FAZER NADA".

    E pronto.... ainda estamos à espera que a companhia das água possa fazer alguma coisa!!

    abraço

    Jorge

    ResponderEliminar
  5. Que história deliciosa que aqui partilhaste Jorge. Obrigado :)

    Nem vale a pena opinar sobre o que vai mal... Rir sobre o assunto será o mais saudável.

    ResponderEliminar