domingo, 29 de maio de 2011

Afinal sou Portista ferrenho!

Não consigo deixar de assinalar esta época do grande FCP aqui no blog.

Pensava eu, inocentemente, que já tinha celebrado ao vivo e a cores o meu FCP a vencer tudo que há para conquistar e que portanto nunca  voltaria a sentir aquela excitação que senti durante os anos de faculdade em que celebrei nas ruas do Porto coisas como um pentacampeonato e uma liga dos campeões entre muitas outras coisas... pensava isso até esta época de 2010-2011!  Eis que se formou novamente uma equipa capaz de "apaixonar" novamente os adeptos, de não apenas vencer mas de convencer batendo todos os records e ainda acabar a época a ganhar a Taça com goleada e vencer e Taça Uefa com percurso de goleadas...

Melhor que uma época assim só mesmo ter o prazer de ver um Barça a jogar um futebol como o que jogou na final e ver o SC Braga a fazer algo de inimaginável.

A Taça Uefa é uma grande conquista, que fica realmente bem no palmarés, mas que a meu ver é algo de muito mais fácil do que por exemplo uma meia-final de uma liga dos campeões... Como já tinha visto o FCP a ganhar este troféu até comecei a escrever aqui um post a dizer que apoiava o Braga para vencer a Taça Uefa. Acabei por não publicar o post e até foi melhor assim. Pensava eu (e continuo a pensar agora a frio) que teria sido muito melhor e algo de fantástico a vitória do Braguinha na Uefa, mas assim que o árbitro apitou para o início da partida o adepto do FCP que há em mim apareceu e mais ferrenho que nunca... (shame on me).

Enfim, isto de ser apoiar um clube de futebol tem muito pouco de racional e muito mais de emocional. Podemos de mudar de mulher, de país, de profissão, de orientação sexual ou até de perfume mas de clube nunca!!
Engraçado também é o facto de termos sempre muito "orgulho" nas nossas cores clubísticas, sendo que nos raros casos em que essa preferência não nos foi imposta por influência familiar, foi uma decisão tomada de forma inconsciente numa altura em que achávamos normal urinar contra qualquer parede, roubar rebuçados na mercearia ou ir ao confesso à Igreja contar ao padre quantas meninas tínhamos apalpado e quantos pneus das bicicletas doutros meninos tínhamos furado. Muito mais raro é ver manifestações de "orgulho" próprio por boa conduta na sociedade ou acções de solidariedade... Dá que pensar.

É verdade que o Vilas-Boas fez um excelente trabalho esta época e que o trio de ataque Hulk-Falcao-Varela é genial, mas o grande responsável é sempre o mesmo: Pinto da Costa.


Discurso épico! Um carisma e sentido de humor únicos, um sotaque nortenho cerrado, uma pinta de mafioso ainda mais abrilhantada pela nova namorada (Brasileira de vinte e tal anos) fazem dele a personagem mais amada/odiada de Portugal. Um verdadeiro case-study de gestão e administração de uma instituição.

PS1: Foto acima de um encontro Portugal vs Blackpool há umas semanas atrás
PS2: Ferrenho é muito diferente de fanático
PS3: Agora só quero saber do FCP na Champions League. Para o campeonato vou seguir (de perto) outro clube.
PS4: Tenho medo do jogo da supertaça europeia... muito medo :/

Sem comentários:

Enviar um comentário