segunda-feira, 30 de maio de 2011

Chickenpox parties

Mais uma boa destes ingleses,

Foi pouco tempo após a minha chegada aqui ao UK que tomei conhecimento deste tipo de "festas" que obviamente têm bastante relevância no meu dia-a-dia profissional: Chickenpox parties. No Sábado passado enquanto trabalhava na farmácia da terriola o tema veio novamente à conversa e daí me ter lembrado deste post.

Ora bem, para quem não sabe chickenpox significa Varicela em português. Como é do conhecimento geral é uma infecção viral altamente contagiosa que quase todos acabamos por contrair durante a infância/adolescência. Causa febre, e umas borbulhas que aparecem pelo corpo todo e que dão muita comichão. ( ou erupções cutâneas muito pruriginosas se assim preferirem). Raramente surgem complicações desta infecção aguda, após a qual o organismo adquire imunidade. Se porventura o primeiro contacto com o vírus ocorrer na fase adulta, a infecção tende a manifestar-se de forma mais severa e perigosa.

Sabendo destas premissas, de que a doença é altamente contagiosa e de que acarreta maior perigosidade quanto contraída na fase adulta os bifes lembraram-se então desta verdadeira genialidade que são as chickenpox parties. Quando uma criança apanha a varicela, a mãe lá "convoca" todas as amigas mães de crianças não imunes para uma festa de troca de estirpes virais. As crianças lá ficam todas entretidas na sala com os brinquedos durante umas horitas enquanto mas mamãs bebem uns copitos de vinho no jardim e falam da Coronation Street (novela cá do sítio).
Eu próprio, profissional de saúde, tenho algumas dificuldades em argumentar de forma lógica contra esta prática. Tal como as mães dizem, é melhor em criança do que em adolescente ou na fase adulta, e além disso já sabem que uma semanita depois da chickenpox party lá começarão os sintomas e já podem estar prevenidas com paracetamol, antihistamínico e loção de calamina.

Realmente a primeira vez que me contaram sobre isto fiquei verdadeiramente estupefacto, mas a verdade é que faz sentido já que os mais crescidos participam eles próprios em outras festas de partilha de agentes infecciosos, nomeadamente as Chlamydia parties que ocorrem em qualquer cidade do país às sextas e sábados à noite...lol

2 comentários:

  1. isso parece-me um bocado estúpido e cruel...como não tive varicela, quando apanho (de 1000 em 1000 anos) um doente com ela sou imediatamente rendida, acontece o mesmo com a clamidia :P. não ando cá em festarolas a apanhar bicheza...

    ResponderEliminar
  2. Não sei como dizer isto... mas a minha mãe inventou essas festas. Eu e a minha irmã temos a diferença de 1 ano e quando uma tinha uma doença de criança ela juntávamos e assim "arrumava dois coelhos com uma só cajadada".
    Mas nunca chamou nenhuns dos nossos amiguinhos - era festa privada.

    Joana Banana

    ResponderEliminar