sábado, 20 de novembro de 2010

And the Oscar goes to...


Hello,

Já venho atrasadíssimo (como o costume) com este post, mas tem que ser, já que na blogosfera qualquer blog que se prese escreve algo sobre os oscares ! Entrando no tema, tenho a dizer que este ano, tal como em todos os anos anteriores, não assisti à cerimónia. Nunca me despertou qualquer tipo de interesse, e nem percebo a razão de tanta excitação à volta de um desfile de pavões..

Mas este ano, no dia seguinte à cerimonia fui logo à net para ver os resultados dos Oscares, e a única razão era para ver se o Oscar de Melhor actor secundário tinha ido para o Christoph Waltz do filme Inglourious Basterds:

Mesmo sem ter visto os outros actores nomeados para esta categoria, tenho a certeza que este prémio foi merecido! Quando acabo de ver um filme (como toda a gente acho eu!) fico a pensar no argumento e se a "história" realmente foi contada de melhor forma etc, mas raramente me vem à cabeça questões sobre a qualidade da performance do determinado actor ou actriz. (Talvez por nunca ter tido qualquer tipo de contacto com o mundo da representação, ie, qualquer pessoa ligada à representação obviamente que faz uma análise detalhada dos actores). No caso do "Inglourious Basterds" acho que é impossivel ver o filme e passar ao lado deste papel...Absolutamente fora de série.. dei comigo várias vezes durante o filme a pensar como é possível tamanho detalhe e pormenor numa representação... arrepiante! O filme é genial, mas esta actuação e do outro mundo! Aconselho vivamente a ver já hoje.


Já que comecei a escrever algo sobre cinema vou-me alargar mais um bocado,

Se há tipo de filme que realmente desperta em mim um interesse especial são os filmes de Ficção Científica - Si-Fi, e desde há algum tempo que tenho andado a procurar e a fazer download de filmes Si-Fi que nunca tinha visto e em alguns casos que nunca tinha ouvido falar!
Um filme de Si-Fi que tenha como ponto de partida os avanços que a maniulação genética possa vir a permitir num futuro ainda distante é definitivamente o meu "cup of tea".. Neste tipo de filmes a dificuldade não é fantasiar sobre uma realidade do futuro, mas sim apresentá-la de forma que pareça um cenário futuro possível, que de facto possa acontacer mesmo, e é aqui que muitos filmes Si-Fi fracassam completamente, não sendo mais que uma apresentação de efeitos especiais...

Deixo aqui 3 sugestões de filmes adoro:

O 1º já toda a gente viu, e embora contradiga o que eu disse acima (ou seja nunca poderia ser um cenário possível no futuro), é absolutamente genial! Já vi muitas vez, e consigo voltar a ver com o mesmo interesse:

The Matrix 1999


O 2º é um filme relativamente recente que acenta sobre o tema da clonagem:

The Island 2005


0 3º fala da bastante pertinente questão da inseminação artificial conjugada com "escolha" de algumas características genéticas nos novos seres humanos

Gattaca1997



O facto de que quer por pesquisa na net, quer por recomendação de pessoas tenha encontrado excelentes filmes dos quais nunca tinha ouvido falar leva-me a crer que ainda hajam muitos filmes geniais por aí que ainda não tenha visto! Por isso mesmo a pergunta: Alguma sugestão?

2 comentários:

  1. Gostei da visão sobre a cerimónia dos Óscares. Também acho que é muito pavão para o meu gosto. Quanto a filmes, dos três que indicas só vi os dois primeiros e gosto de ambos. Sugestões de bom cinema e de diversos tipos: "Shutter Island" (o novo do Scorcese, com o Di Caprio. Está no cinema. É muito o meu género), "La vita e bella", "1408", "Crash", "Shawshank Redemption", "Reservoir Dogs" (um clássico). Ou o filme da minha infância: "Back to the future".

    ResponderEliminar
  2. Muito boas escolhas. Dentro do género vêm-me imediatamente à memória o Total Recall (1990) com o Schwarzenegger e o mais recente AEon Flux (2005) com a Charlize Theron. Ah, o The 6th Day (2000) também é sobre clonagem.

    ResponderEliminar