quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Cars under the Hammer!


Cars under the hammer, ou seja, leilões de carros... já explico!

Neste momento estou como self-employed, e trabalho em vários sítios diferentes (normalmente em Burnley a 15milhas) por isso não consigo passar sem carro! A Ana como vai deixar de trabalhar a 1km de casa para passar a trabalhar na cidade ao lado (Blackburn) também vai precisar de um pópó! Oficialmente o egg_mobile (Citroen Ka) é propriedade da Dra Anita, por isso chegou a hora de me fazer à vida e arranjar um carro com o volante no lado "errado"...


O meu objectivo era simples:
Carro Barato
Baixa cilindrada (baixo consumo)
Que tenha baixo preço de Tax disc (selo) e baixo Insurance (seguro)

A opção normal seria ir a um stand procurar um carro, o que até se arranjava por um bom preço, e a oferta por aqui nem é má!...mas faltava qualquer coisa... onde é que estava a emoção no meio disto tudo?

Assim depois da experiência positiva da compra do carro da Ana num leilão, fiquei decidido a fazer o mesmo

Aqui no Reino Unido há leilões de carros quase em todas as cidades, no mínimo uma vez por semana..aliás, aqui fazem leilões para tudo, é casas, carros, antiguidades, etc... é ver o ebay, qualquer dona de casa de 50 anos tem conta no ebay, e compra cenas nestes leilões da internet! Até eu já comprei um Nokia no ebay.co.uk, e correu tudo 5 estrelas!


Voltando à odisseia de comprar um carro em leilão: Assim, há mais ou menos um mês fui pela primeira vez ver um leilão de carros, só para ver como é que tudo se passava! Levei comigo a já expert no assunto, a Dra Anita! O sitio fica a 20km daqui, e fiquei maravilhado com os preços!! é incrível como os carros vao baratos! Em pouco mais de 2horas venderam-se 170 carros! Já podem ver à velocidade que são vendidos!! A maior parte dos compradores são donos de stands ou mecânicos, que compram uma dúzia deles e vendem novamente! Ficamos na plateia a assistir, sem mexer muito para não apostar sem querer..lol

Duas semanas depois, voltamos a ter a 4a feira de folga, e estava destinado que íamos sair da "Auction" (leilão) com um carro

Chegamos mais 2 horas antes do inicio do leilão para ver os carros que poderiam interessar! Acabamos por chegar tão cedo que o caderno com todos os carros que iriam a leilão ainda não estava disponível!! De qualquer modo fomos para o parque onde estariam cerca de 300 carros, a maior parte dos quais iria ser leiloada neste dia! No vidro de cada carro estava um papel com as características do carro! Demos uma volta ao parque todo, e a 1 hora do inicio do leilão lá compramos a lista dos carros por £3! Assim tudo que era diesel e mais de 1.4 de cilindrada foi riscado logo à partida! O difícil era concentrar nos carros que interessavam, porque não faltavam autênticas máquinas!













Assim vi ao pormenor tudo que era clio, punto, corsa e outros que tais!

Enfim, lá chegou a hora, 17:30 e lá estavamos sentados na plateia!
Na primeira página da lista não havia nada de interesse e fomos tirando os preços a que os carros eram vendidos!

O Orçamento era no máximo 1100-1300£! Assim quando apareceram os primeiros utilitários chegou a hora de apostar!


Mas carros de baixa cilindrada com menos de 5-6 anos são os que são vendidos mais caros! Assim todos foram subindo além das £1100
Passou um Rover 25 1.4 azul escuro de 2001! Era uma das hipóteses.. foi subindo até £850...fiquei sem saber se devia apostar e quando pisquei os olhos outra vez já tinha ido!! Tudo acontece tão rápido que nem dá para falar ou pedir opinião!

1 hora depois:

Ainda não havia carro para ninguém!! Já estava a ver que ia de mãos a abanar.. saímos da plateia para apanhar ar e voltávamos cada vez que havia um carro de interesse!

Numa das vezes que voltamos foi para ver umCiroen Saxo 1.1 verde! Já o tínhamos visto ao perto no parque de estacionamento!

Quando ouvi e o preço base de £300 fiquei de olho!
Uma senhora à minha frente licitou as £300
eu licitei para £325,
ela voltou a licitar £350!!
fiz algum tempo...quase no bater do martelo ofereci £375..  a mulher ficou a pensar, o gajo contou 3..2..1.. pumbaaaa! Tinha um carro!




Neste sitio a comissão minima é de £100, mais uma percentagem! Assim fui logo pagar o carro que ficou por £375 + £105! Recebi os documentos e fomos para o parque procurar o Citroen verde!





Basicamente o carro é:
Citroen Saxo
1124cc
5 portas
Gasolina
Verde escuro
De Junho 1997
102000 miles!!
1 dono apenas (senhora )

O carro não tinha Tax Disc (selo) nem Inspecção (MOT)!! No hora liguei para uma seguradora e fiz logo o seguro a partir desse minuto para o poder conduzir para casa! Seguro ficou mais carro que o carro!! quase £600/Ano!

Durante a semana seguinte tive que conseguir a Inspecção...bom...não foi assim tão fácil!! Chumbou na inspecção... depois teve que ir ao mecânico levar 4 pneus novos, 4 travões de discos, soldar escape, arranjar um travão, e ainda fazer com que as emissões baixassem!! filme... Acabei por deixar no mecânico £350!!

Depois da inspecção foi comprar o Tax Disc (selo): £120!! Aqui tudo fica caro... vá lá que há auto-estradas para todo o lado e que não têm portagens!!

Fiquei com o carro operacional a partir de 1 de Agosto, mesmo a tempo da visita dos meus 3 irmãos mais Rubén(namorado da Luísa)! Até agora tenho conduzido todos os dias, e tem sido uma maravilha! Até já é conhecido por Citroen Sexy!

Depois de todos os gastos ainda fiquei com o carro por menos de 250contos!



Lista de carros vendidos no leilão: (só alguns porque foram mesmo muitos!!)

Ford Mondeo 2.0 GHIA 5DR H/B Manual/Petrol-from 2000: £125
Volvo S70 2.3 T5 4DR Manual/Petrol - from 1998: £450
Jaguar S-Type 4.0 4DR Auto/Petrol - from 2000: £775
Renault Clio 1.9 GNDE 5 DR H/B - from 2000: £600
Renault Laguna 1.8 16V Authentique 5DR Manual/Petrol - from 2002: £675
Vauxhall Astra 1.8 SRI 5DR Manual/Petrol: from 2004: £2200
Mercedes-Benz CLK 2.3 Komp ELG 2DR Coupe Auto/petrol - from 1998: £1300
Ford Galaxy 2.3 ZTC 7SET 5DR Manuel/Petrol - from 2000: £1000
Ford Fiesta 1.4 ZTC 5DR Manuel/Petrol - From 2004: £1300
Fiat Punto 1.2 ELX 3DR Manual/Petrol -From 2000: £1125

£1000 = €1250

A lista é grande, foram mais de 150 carros!
Todas as 4a-feiras, pelas 17:30 em Haydock - Manheim Auctions

Sem comentários:

Enviar um comentário