sábado, 20 de novembro de 2010

Don't exceed the maximum dose.... upsss


Devido a alguma agitação verificada entre os leitores da área farmacêutica cá volto à temática que lhes agrada,

Desta vez para escrever sobre um assunto pelo qual nutro um especial carinho, ao ponto de me causar sentimentos semelhantes aos de certo post anterior...

Homeopatia,
Mas do que se trata esta "ciência", que sou obrigado a aceitar como parte das ciências farmacêuticas? Bem, apenas "aceito" esse facto numa perspectiva galénica, pois os medicamentos homeopáticos são apresentados sob a forma de comprimidos, gotas, sprays etc, cuja formulação dos mesmos resulta do conhecimento farmacêutico...

Para quem não é da área poderá ter alguma dificuldade em perceber o conceito de homeopatia, que pelos vistos é uma das mais relevantes medicinas alternativas, mas querendo ser bastante simples, cito a explicação que um farmacêutico já experiente deu a uma técnica de farmácia aquando do seu interesse em perceber a diferença entre os medicamentos convencionais e os medicamentos homeopáticos(por acaso aconteceu na farmácia onde trabalhei o 1º ano no UK):
"Homeopathy does the same difference as farting in the middle of a field on a windy day"

Para quem esta explicação não convence, deixo um curto documentário muito pertinente:

(a partir do min 5)

Durante o meu curso apenas tomei contacto com esta pseudociência num trabalho da cadeira "História da farmácia" e durante as aulas de farmacologia onde os professores mostravam numa ou noutra piada o carinho por este tema. Mas obviamente que há uma razão pela qual me lembrei deste tema, e isso tem sido a celeuma que o tema "homeopatia" tem causado na comunidade farmacêutica Britânica. Desde há uns meses que tem crescido um movimento de afastamento da comunidade farmacêutica para com a homeopatia, sendo o argumentado que o farmacêutico, de forma a manter a credibilidade, tem obrigatoriamente que seguir a evidência científica e nada mais. Houve aliás aquando do pico da Gripe A (Swine Flu) sanções para uma farmácia que venderia medicamentos homeopáticos para a Gripe A, sendo que este caso e outros como a venda de medicamentos homepáticos para a profilaxia da Malária que põem verdadeiramente em causa a saúde que provavelmente deram o mote para este protesto original que mostro abaixo.

Que os ingleses só estão bem a reclamar já é do conhecimento geral, mas no caso deste protesto foram absolutamente geniais! Adoraria ter participado, mas infelizmente apenas soube deste movimento depois deste ter ocorrido...

Mesmo depois da Ordem dos Farmacêuticos Britânica ter comunicado que não reconhece qualquer tipo de eficácia ou utilidade à homeopatia, e mesmo depois de administração da Boots (companhia de farmácias Britânica) ter emitido um comunicado oficial a dizer que reconhece a ausência de evidência sobre a eficácia dos produtos homeopáticos, esta credível e respeitada companhia de farmácias continua a vender produtos homeopáticos e colocá-los na secção dos medicamentos!!

Assim, protestando contra esta falta de coerência na política da Boots nasceu este projecto denominado:"10:23 - Homeopathy: There's nothing in it"

What is homeopathy?

Homeopathy is an unscientific and absurd pseudoscience, yet it persists today as an accepted complementary medicine.

Ask many people what they think homeopathy is, and you'll be told "it's herbal medicine" or "it's all-natural". Few realise that it's been proven not to work; even fewer know it involves substances so dilute that there's nothing left in them. Homeopathy takes advantage of this uncertainty to sit alongside real, proven medicines on the shelves of our major pharmacies.

The 10:23 Campaign

The 10:23 Campaign aims to raise awareness about the reality of homeopathy. We will tell you how it can be proven not to work, why homeopaths' claims are impossible, why you should care.

The campaign is organised by the Merseyside Skeptics Society, a non-profit organisation for the promotion of scientific skepticism.


Assim o protesto genialmente pensado tomou a forma de uma overdose de grupo em frente a várias farmácias Boots distribuidas pelo país!! Ocorreu às 10h23 e cada participante tomou uma ou mais caixas inteiras de medicamento homepático:


E o video:



Genial, não?

Terminado o protesto pouco depois das 10h23 a maior parte dos grupos foi confraternizar para PUBs ao bom jeito Britânico. Como consequência desta Overdose, apesar de não ter havido registo de mortes, alguns efeitos secundários foram identificados como embriaguez 2 horas após entrada no PUB e na maior parte dos casos sonolência ao fim de 12-14 horas após a overdose!!! Por isso já sabem, se quiserem tomar uma caixa inteira de qualquer medicamento certifiquem-se bem que é verdadeiramente um medicamento homeopático e que cumpre todas as leis da homeopatia..

Acrescento apenas:

- O problema com os medicamentos homeopáticos não é tanto o facto de se enganar os pacientes ou o facto de estes gastarem algum dinheiro para nada, mas sim o facto de poderem adiar o tratamento com o verdadeiro medicamento com acção farmacológica.

- A teoria homeopática está cheia de incongruências, sendo uma delas o facto de dizer que quanto mais diliuída mais potênte é a preparação; ou então dizer que a acção não está relacionada com a dose (justificando assim a acção mesmo na ausência de moléculas activas), mas tendo várias preparações indicações de posologia do género "tome 2 comprimidos 3 x ao dia durante 2 dias e depois reduza para 1 comprimido 3 x dia".. hilariante!!

- Argumentam que os pacientes se sentem melhor após o uso dos medicamentos homepáticos! Verdade, mas em nenhum estudo realizado em condições científicas provam ter algum efeito além do efeito placebo.. O efeito placebo existe e em circunstância alguma é negado ou ridicularizado pela verdadeira comunidade científica, sendo a esse efeito placebo que se resume toda a eficácia da homeopatia...

Para qualquer comentário a defender a homeopatia fica já aqui a resposta: Não me lixem, sem Antigénio-Anticorpo ou Agonista/Antagonista - Receptor começamos a entrar no campo dos buzios, bruxarias, tarots, cartomância, religiões e afins...


Obrigado

2 comentários:

  1. Concordo na integra com o teu farmacêutico. PS: Esperando opinião sobre ensino farmacêutico ;)

    ResponderEliminar
  2. A homeopatia é mesmo uma treta, afirmam os "especialistas" que quanto mais diluída uma substância é mais potente fica e assume propriedades contrárias à inicial. Tal como dizia um professor da faculdade: "coitados de nós se bebermos água que tenha estado em contacto com uma substância anti-cancerígena no passado"... A homeopatia tem tanto efeito, como a teoria de comer uma maça todos os dias em jejum para emagrecer...

    ResponderEliminar