sábado, 20 de novembro de 2010

Dúvida: Como é que se faz para juntar dinheiro?


Lanço aqui esta genuína questão, pode ser que haja alguém mais sabido que me possa aconselhar, sei lá...

Provavelmente sou eu que ainda não domino o "mundo da gente crescida", mas a verdade é que o dinheiro que se consegue poupar acaba irremediavelmente gasto em coisas diferentes daquelas com que tínhamos suspirado no primeiro momento em que o depositámos no banco!

Esta semana que passou foi uma semana dessas!

1º - £770 Reparação do carro. (O carro desde o 1º dia que deitava muito fumo, e na altura lá reclamei e o vendedor lá "reparou". Tudo muito bem no inicio mas há uns dias o turbo do motor lá foi completamente à vida. Conclusão, novo turbo e uns tubos novos, e filtros do ar e óleo e uma conta bem generosa a pagar)

2º - £500 Arranjo do Telhado. (Já há uns valentes meses que o telhado sobre a cozinha permitia a infiltração de água, que pingava em dias de chuva. Lá chamamos uns "roofers" e voltaram a fazer o telhado de novo e substituir as telhas estragadas e meter uns isolamentos. Conclusão, mais uma bela conta a pagar.)

3º- £1155 Portas novas. (Compramos a casa e não mudamos as fechaduras. As portas já de um modelo antigo, que ainda usavam chaves demasiado grandes para caberem confortavelmente num bolso, não vedavam completamente o som nem o ar, além de que não eram totalmente seguras.Conclusão, porta da frente e trás compradas e muito bem instaladas, uma porta da arrecadação instalada como deve ser e uma generosa conta a pagar.)

Ainda demos uma arranjadela ao jardim, na qual também gastamos uns trocos!
Agora vejam o pertinência da minha pergunta inicial! Como é que se faz para juntar dinheiro, porque nós sinceramente não sabemos!

Bem, a única coisa que temos feito nesse sentido tem sido o poupar no aquecimento central! Como muita gente traçamos objectivos,e assim o primeiro era não ligar o aquecimento central em Setembro! Com objectivo alcançado (sem muita dificuldade) a meta foi estendida a meio de Outubro. Hoje posso dizer com orgulho (lol) que não só mais este objectivo foi atingido, mas que a meta foi novamente movida e desta vez até Novembro. Já começa a ser mais difícil aguentar o arrefecimento, mas a verdade é que uma vez que se ligue o aquecimento é impossível desligá-lo até à primavera. Traduzindo isto em dinheiro, por cada mês de aquecimento ligado (e isto são 2 horitas de manhã e 2-3 horitas à noite) são mais de £100. A única desvantagem de tentar poupar no aquecimento é que se gasta mais em medicamentos para constipações e dores de garganta...

16 comentários:

  1. Desculpa lá, mas ai no uk não se ganha bem? Tinha ideia que um farmacêutico fazia uma pequena fortuna por ano...

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo meu caro amigo anónimo! Venha para cá...

    PS: Obrigado pelos inúmeros comentários que aqui deixa

    ResponderEliminar
  3. Estava a falar a sério, já estive mais longe de ir ter contigo. Apesar de leitor assíduo raramente deixo comentários. Nas empresas de recrutamento vejo coisas como: The offer: • Salary of 50,000 + Euros • 25 days+ holiday • Assistance with finding accommodation and relocation • Excellent other benefits from the UK’s leading pharmacist employers • Positions throughout the UK • IMS will fly you to the UK for interview • IMS assists with all documentation Tendo em conta o custo de vida britânico, €50,000 + não é bom(a julgar pelo teu outro post, até dás ideia que talvez a diferença não seja assim tanta)?

    ResponderEliminar
  4. Olá!

    O salário não eram tão mau quando o conseguias multiplicar por 1,5x para obter o salário em euros.

    Agora multiplicando por 1,1x como acontece actualmente não é bem assim! Ninguém no Reino Unido te oferece 50,000€ por ano sem teres muita experiência e apenas para Manager de uma farmácia bem grande, disso podes ter a certeza absoluta... além disso os valores que te prometem são relativos ao salário bruto do qual tens de pagar impostos como é evidente.

    Quando dizem + bónus podes tirar o cavalo da chuva, porque são sempre "Targets" inatingíveis...

    Além disso cada tostão que ganhas aqui é muitoooo mas muitoo suado! lol

    Se queres uma opinião sincera aquilo que podes esperar ganhar aqui durante os primeiros 2 anos será muito equivalente a um salário de Farmacêutico adjunto em Portugal

    ResponderEliminar
  5. Nunca pensei que fosse um easy buck trabalhar como farmacêutico no uk. Também sei que em cima dele ainda tens os impostos. Mas sendo assim, esses 50 000 que empresas de recrutamento costumam anunciar como salário inicial não passa de uma farsa?

    ResponderEliminar
  6. Torna-se desmotivante ir para um país com um custo de vida mais elevado, em que chove todo o ano, a trabalhar o dobro para ganhar exactamente o mesmo que ganho cá. Globalmente sou capaz de ficar a perder.

    ResponderEliminar
  7. Eh pah, assinem-me esses posts nem que seja com o nome "Mr Smith" se não parece que é sempre a mesma pessoa a escrever tudo!

    "Mas sendo assim, esses 50 000 que empresas de recrutamento costumam anunciar como salário inicial não passa de uma farsa?"
    - Mesmo em Euros não poderias estar mais perto da verdade

    "Torna-se desmotivante ir para um país com um custo de vida mais elevado, em que chove todo o ano, a trabalhar o dobro para ganhar exactamente o mesmo que ganho cá. Globalmente sou capaz de ficar a perder."
    - É isso que tento explicar a quem me aborda através deste fórum. (neste caso, digo sempre que vir a 2 (um casal por exemplo) ajuda nas despesas e na adaptação etc e que a única motivação não pode ser a financeira, caso contrário vai ser um balde de água fria)

    ResponderEliminar
  8. Olá! Em primeiro lugar queria -te pedir que quando encontrares a resposta a essa questão desses qui um toque á Marshmallow, pois tb estou curiosa!! :) Em segundo, já respondi á tua questão no meu blog. Espero que ajude. :) Em terceiro não pude deixar de seguir os omentários anteriores e gostaria só de dizer "...um país com um custo de vida mais elevado...", devem estar a referir-se a Portugal, só pode. Pois desde que cá estou há 5 anos que o custo de vida neste país é bem inferior ao que tinha em Portugal. Bjinhos e diverte-te

    ResponderEliminar
  9. Olá! Bom, finalmente tb tenho net em casa e posso ir vendo os teus posts... ;) Esta msg e tb pro Anonymous acima: Eu tb m decidi arriscar, no entanto para a Irlanda. Eu diria que é um país com um custo ligeiramente superior ao do U.K. no entanto ganhas em euros, é um pais mais "relax" (ao meu ponto de vista!", tb chove (mas pensei q fosse ser bem bem pior: tenho sol e chuva quase todos os dias), nao e tao frio como Vila Real e... tem mtos mtos mtos pubs!!...e mts c musica ao vivo ;) hehe :D Uma vila em County Tipperary de 5 mil habitantes tem 72 pubs hehe :D E... Nao, nao recebo 50000 euros no entanto, contrariamente ao nosso Eugenio :P ... o que eu ganho nao considero ter de ser mto suado, tenho um patrao simpatico, que nos deixa "em paz" e adoooro o meu emprego... moro em Clonmel e trabalho numa farmacia num mini shopping e pro mes q vem mudo pra uma farmacia nova em Drogheda. Aqui sinto mesmo que o meu estudo foi util! Tb nao nos podemos esquecer que ainda nao tenho anos d experiencia suficientes para ser "supervisor" ( so m falta mais um ano :) e... pelo menos na cadeia em q eu trabalho, o farmaceutico, supervisor ou nao, faz exactamente o msm ou seja, n suarei mt mais qd for supervisor. E ganharei mais uns tostoes :P P.S. O meu patrao anda a procura de pessoal (farmaceutico e nao farmaceutico) para a abertura de mais umas 2 (?) farmacias. Se estiverem interessados digam qq coisa... Stephanie

    ResponderEliminar
  10. Já me perguntava o que se passaria contigo!
    Acho super interessante as diferentes "aventuras" que o curso nos pode proporcionar!

    Se isso realmente é "relaxado" conta comigo e com a Ana para essas duas vagas! No UK a profissão está a atingir níveis de stress intoleráveis..

    E um blog para relatar essa experiência? Gostava de ficar por dentro dessa realidade!

    Força aí, boa sorte.

    ResponderEliminar
  11. Oi! :) So n apareci pq n pude! P n variar ando sempre atarefada c algo :) N sei cm e mas ha sempre tanta coisa que quero fazer!!! Lol bom s estas msm interessado eu vou falar com o meu patrao. Eu pelo menos estou a gostar ;) Bjinhos Stephanie :)

    ResponderEliminar
  12. Olá Stephanie, estudei contigo na ffup (certamente já ouviste falar de um Trofa...) O Augusto falou-me que estavas na Irlanda, aii o que eu tenho andado para procurar o teu contacto... E este acaso muito grande, fez com que eu lê-se aqui os teus comentários. Estou a trabalhar aqui em Portugal à 2 anos e meio e sonho ir para fora quem sabe para perto de ti, se houver oportunidade, pois tal como tu há tanta coisa que quero fazer... Será que me podes ajudar e dar umas dicas? A sério já pensei muito nisto e quero mesmo ir... Um abraço também para o Eugénio e para a Ana, parabens pelo blogue... Será que tb conhecem alguma oportunidade que eu possa agarrar? A todos parabens pela vossa força e coragem que me inspira. O meu mail é ricardico@gmail.com Bjinhu :-)

    ResponderEliminar
  13. Viva pessoal! Encontrei este forum por acaso e parece destino eheh :). nah é pq formei me em analises clinicas e saude publica e ta mt dificil para arranjar trabalho aqui em portugal! Gostaria de saber se na irlanda ou em inglaterra ha bastante trabalho para analises clinicas e saude publica? cumpts qualquer informçao contactem pelo meu email c.r.1983@hotmail.com

    ResponderEliminar
  14. Stephanie, eu nao fui teu colega mas se souberes de algo pela irlanda para trabalhar na area das analises clinicas ou noutra area da saude diz...ah e Eugenio e Ana parabens pelo blog quem sabe nao me junto ao pessoal que esta em terras de sua majestade ou ate a irlanda, se a vida é menos stressante preferia :) cumpts

    ResponderEliminar
  15. sou brasileiro e estou terminando o curso de farmacia e gostaria de trabalhar na irlanda como farmaceutico, gostaria de saber mais sobre a profissão no pais!!!

    ResponderEliminar
  16. muito legal seu blog, os lugares são lindos!!!!

    ResponderEliminar