sábado, 20 de novembro de 2010

E peixinho que é bom e faz bem? nahhhhhh


05/08/2010
ENGLAND'S MOST COMMONLY PRESCRIBED DRUGS REVEALED

Cardiovascular drugs are the most commonly prescribed medicines in England, with four of the top five drugs dispensed last year used to treat cardiovascular disease (CVD), the NHS has revealed.

Simvastatin, ramipril, aspirin and bendroflumethiazide accounted for more than 109 million of the 886m items dispensed in 2009, according to data from the NHS Information Centre.

However, despite contributing to 12 per cent of prescription volume, the drugs made up less than 2 per cent of the £8.5 billion NHS drugs bill.

Net ingredient cost (£millions) per BNF chapter, 2009

Rounding out the top five was levothyroxine, with almost 22 million items dispensed.

Pharmacists on Twitter were unable to predict the result, with guesses of the most commonly dispensed items including paracetamol, metformin and salbutamol – all of which made the top twenty.

The most expensive BNF category by ingredient cost was drugs used in diabetes(chapter 6.1), with the 35.5m items dispensed costing the NHS £634m in 2009 – a rise of more than 40 per cent in the past five years. However, prevalence of diabetes in England had only increased from 3.3 per cent to 4.1 per cent of the population in the same timeframe.

Individually, the most expensive drugs by net ingredient cost were fluticasone propionate (£366m), atorvastatin (£322m) and budesonide (£143m)

Retirado do Chemist and Duggist


Deixa-me agora ver o que é que eu acho disto. Pelo meu dia-a-dia na farmácia cá diria que sim, realmente bate certo, mas tal como todos os que tentaram adivinhar no twiter não teria acertado no TOP 5:
Sinvastatina - Ramipril - Bendroflumetiazida - Aspirina - Levotiroxina

Já com alguma dificuldade em interpretar estes resultados de "fora" diria que para um farmacêutico a trabalhar em Portugal há duas coisas que saltam à vista: Levotiroxina no Top 5 (para o tratamento do hipotiroidismo) e o Salbutamol (Inalador) no Top 20 e fluticasona e budesonido no top 3 da despesa do NHS (Inaladores para doenças respiratórias: Asma e DPOC...)
Tem que haver uma razão para esta diferença e creio que não é diferença genética das duas populações.. Tentando explicar esta diferença uma forma simples e muito pouco científica diria que a culpa é do clima e do peixinho.
O clima humido e chuvoso daqui seguramente não ajuda no caso das doenças do foro respiratório.. Aqui no Northwest desde o inicio de Julho (6 semanas!) que não vejo céu azul, e a chuvinha lá acaba por caír todos os dias! Daí o comportamento assumido pelos bifes em férias, que mais parecem uns painéis solares.

A fonte com factos científicos acima de qualquer suspeita chamada wikipedia, diz o seguinte sobre Hipotiroidismo:
Causes
About three percent of the general population is hypothyroid.[13] Factors such as iodine deficiency or exposure to Iodine-131 (I-131) can increase that risk. There are a number of causes for hypothyroidism. Iodine deficiency is the most common cause of hypothyroidism worldwide.


Do que me lembro em Portugal, era bastante raro dispensar medicação para qualquer condição relacionada com a Tiroide.

Isto aqui apesar de ser o país do Fish&Chips tem muito que se lhe diga quanto ao consumo de peixe.. Peixarias que são uma verdadeira anedota, onde apenas existem 4 ou 5 variedades de peixe, o qual é regra geral vendido já em filetes sem cabeça nem espinha. Isto numa ilha! Falando com os locais fica-se com a sensação que a sociedade evoluiu no sentido errado, sendo razões válidas para não comer peixe o cheiro do peixe, o ter espinhas, o ter cabeça! Aparentemente os olhar nos olhos o animal que se come é algo que mete muito medo nestas areas... Absolutamente incrível! Diria que mais de metade das pessoas nunca comeram um peixe inteiro! (Apenas douradinhos ou o peixe dos fish&chips)

Para quem não sabe, o consumo de peixe é responsável pela grande fatia do iodo que ingerimos e quanto menos processado melhor. Nós por cá temos sorte com o mercado de Bolton (a 15km) que segundo os mesmos ganhou o melhor mercado do UK em 2009! Neste mercado, ao contrário de todas as outras peixarias encontra-se de TUDO! Tem quase todos os peixes que encontramos em Portugal e muitos mais! Atúm fresco, Raia, Tubarão, Polvo etc Os preços por vezes são tipo lota! No último Sábado compramos 4 polvos pequenos por £5 e 4 robalos de tamanho normal por £5!

(imagem da net)

Hoje pró almoço tivemos sardinha assada com pimento e batata cozida!Já uma vez tínhamos comprado, mas como as sardinhas eram tãoooo fracas foram precisos mais 2 anos para voltarmos a arriscar! Desta vez estavam deliciosas! Comi que nem um abade, e juntando a isso meia garrafa de vinho verde, quando fechei o olhos para tratar da sonolência que se seguiu quase que conseguia jurar que estava em Portugal..lol Faltava o calor insuportável claro!

PS: Sobre a análise dos dados já nem relacionei a falta de consumo de peixe com problemas do foro cardiovascular (4 medicamentos mais prescritos), o que muito provavelmente também está relacionado!

4 comentários:

  1. É também uma das coisas que mais me continua a espantar. A alimentação desta gente... Vou ao supermercado e tenho três corredores de carne. Depois num deles la tenho um cantinho com duas ou tres variedades de peixe. Como dizes e bem: isto numa ilha. E a história do fish and chips é tanga. Porque esse fish é frito e pouco tem do nosso peixinho bom. Santo Portugal. P.S. - Se te serve de consolo, no sul também não vemos Sol há mais de três semanas.

    ResponderEliminar
  2. Sempre achei estranho a Grã Bretanha ser uma ilha e eles comerem tão pouco peixe fresco, mas a cultura deles é um pouco aversa a ver o peixe inteiro no prato... Que fome que me deu agora, adoro sardinhas assadas com pimentos e batata cozida!

    ResponderEliminar
  3. Depois deste post vou passar a ter mais cuidado. Mas uma coisa já aprendi: nunca servir o belo do bacalhau em posta a um inglês. Até doí ver o desperdício!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso tenho a sensação de ter dispensado muitas vezes meds para patologia da tiroide. Mas a minha corrida em farmácia comunitária foi curta, pode ter sido só impressão.

    ResponderEliminar