quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Farmacêutico no Reino Unido...que possibilidades?


Devido ao elevado número de perguntas sobre como é ser farmacêutico no Reino Unido, deixo aqui um resumo das saídas profissionais!

Basicamente um Farmacêutico no Reino Unido tem as seguintes possibilidades:

Indústria Farmacêutica: Menor fatia dos farmacêuticos, é raro ver propostas de emprego nesta área (mas até sei de uma Portuguesa que deixou a Farmácia comunitária para trabalhar na indústria), mas normalmente requerem experiência ou trabalho já feito ligado à investigação.

Farmácia Hospitalar: Aqui os hospitais têm uma quantidade enorme de farmacêuticos (sobretudo quando comparado com Portugal) e por isso a oferta é muito grande (jornais e revistas da area, sites etc)!
As propostas nesta area são normalmente muito específicas, podendo ser para área da microbiologia, oncologia, saúde feminina, psiquatria etc etc.
O problema é mesmo o salário, que de inicio é relativamente mais baixo que na farmácia comunitária, embora com progressão na carreira, passem mais tarde atingir salários por sua vez muito superiores aos da farmácia comunitária..

Sistema Nacional de Saude (NHS): O sitema nacional de saúde (NHS) esta dividido em regiões com relativa autonomia, os PCTs (Primary Care Trust). Para este PCTs trabalham muitos farmacêuticos, quer a organizarem regularmente acções de formação, nas visitas aos centros de saúde para orientarem a prescrição dos médicos em função das mais recentes guide-lines, entre muitas outras funções.










Farmácia Comunitária:Esta é seguramente a área onde mais farmacêuticos trabalham! Aqui a realidade da farmácia comunitária é muito diferente, mas também não vou falar nisso...Só para dizer que aqui as leis são realmente seguidas, e que nenhuma farmácia abre se não lá estiver um farmacêutico...se ele se atrasar 20min, a farmácia abre 20min mais tarde, e se nesse dia não puder vir outro farmacêutico de emergência é contratado.

Aqui há 2 opções principais:

1º - Ser funcionário da farmácia : (employee)
Aqui pode-se ser funcionário de uma "farmácia independente" e aí naturalmente trabalha-se sempre na mesma farmácia (um pouco à semelhança do que acontece em Portugal).
Ou ser funcionário de uma grande cadeia de farmácias (o mais comum, pois quase já não existem farmácias independentes)
Cadeias de farmácias aqui não faltam, Boots (a da Ana), Lloydspharmacy (a antiga companhia), Co-op pharmacy (farmácia da Ana a partir de Setembro), Rowlands, Manor, Cohens pharmacy, alliance unichem e todas as farmácias dos hipermercados, ASDA pharmacy, TESCO pharmacy, Sainsbury, Morrisons, etc




Quando se trabalha para uma cadeia há a possibilidade de se ser:
Pharmacy Manager (aí trabalha-se sempre na mesma farmácia, e tem-se a responsabilidade de gerir targets, e staff e tudo o resto)
Relief Pharmacist (aí trabalha-se para as várias farmácias de uma região conforme as necessidades de gestão de farmacêuticos da cadeia.. por exemplo para cobrir as folgas ou férias de determinado pharmacy manager..

2º Ser Locum Pharmacist (self-employed):
De certa forma é a situação em que me encontro no momento... Aqui o farmacêutico é trabalhador por conta própria, e é contratado ao dia por determinada farmácia! É pago conforme o acordado, geralmente uns x£/hora! Aqui o farmacêutico recebe a totalidade do pagamento sendo responsável por pagar os seus impostos no final do ano!
Normalmente aqui o farmacêutico pode contactar/ser contactado directamente pela a cadeia de farmácias, ou através uma agência de Locums (que arranja posições para os farmacêuticos, e farmacêuticos para as farmácias, negociando os termos do serviço prestado)









Fica aqui a minha explicação...enfim... isto não tem interesse nenhum a não ser para farmacêuticos que queiram saber um pouco mais sobre esta realidade!

Quem quiser saber mais que me pergunte, que aqui as agências e cadeias pagam qualquer coisa por cada farmacêutico que eu possa recomendar! Divido 50/50 

19 comentários:

  1. Olá... Sou estudante de farmacia aqui no Brasil, estou no segundo ano. E estou fazendo um trabalho na faculdade sobre legislação farmaceutica..e estou fazendo sobre o Reino Unido. Se pudesse me ajudar, gostaria de saber sobre algumas coisas..se para ter uma farmacia é preciso ser formado, algumas coisas do tipo. Se puder me ajudar, agradeço. meu e-mail é: mazy_hc@hotmail.com

    ResponderEliminar
  2. O meu nome é Ana Rita e terminei este ano Ciencias Farmaceuticas, pela FFUC. Deixa-me agradecer-te o teu post, a ida para o Reino Unido é algo que faz parte dos meus planos, ou melhor dizendo, é uma opção que não está (de todo!) posta de parte. Que balanço fazes da tua ida? Não me parece que estejas arrependido mas... estás? ahahah como é viver aí, como são as pessoas no teu ambiente de trabalho? Desculpa a inundação de perguntas mas, finalmente (!!!) posso fazê-las a alguém que realmente esteja na posição onde um dia, se calhar, eu estarei! Obrigado ;)

    ResponderEliminar
  3. Olá!

    Não estou nada arrependido, como dá para perceber! Não me vejo a ficar aqui muitos anos, mas isso não é pela profissão, mas pelo país!!

    De vez em quando vou metendo aqui posts sobre a vida de farmacêutico no UK!! Realmente acho que pode ser super interessante para quem equaciona essa possibilidade!! Quando vim pouco sabia...não havia mesmo a quem perguntar!

    Alguma pergunta específica envia para o meu e-mail!

    ResponderEliminar
  4. Olá! O meu nome é Sara, tirei Farmácia o ano passado e estou a trabalhar aqui em Portugal em Farmácia Comunitária, mas não estou satisfeita... Um dos meus sonhos seria trabalhar no estrangeiro, pelo menos durante um período da minha vida. Vou ter uma entrevista na 2ª feira e contactei uns recrutadores de farmaceuticos da IMS recruitment, mas estou com algum receio... Como é que conseguiste ir para aí e como decorreram as coisas, ou seja que tipo de documentos tiveste de arranjar, que testes de inglês fizeste, etc... Se me puderes tirar algumas dúvidas, agradecia mesmo, adoraria poder ser tua futura colega emigrante :)) Obrigado, Sara

    ResponderEliminar
  5. Olá Sara!

    Se vasculhares bem o blog encontras as respostas às perguntas que fizeste!


    De qualquer modo deverias ir ao site www.rpsgb.org.uk (Ordem dos Farmacêuticos daqui) encontras a respostas todas!
    Se me enviares um e-mail posso-te responder com um ficheiro PDF que tem tudo o que precisas e fazer e enviar para a inscrição na RPSGB!

    ResponderEliminar
  6. Olá Eugênio, pesquisando na internet acabei achando o seu blog. Tenho grande interesse em morar no Reino Unido e principalmente atuando na minha área (farmacêutica). Você citou que teria contatos/indicações para oportunidades de emprego por ai.....ainda há estas ofertas de emprego? Estou mto interessada!!! Agrardo seu retorno. Obrigada mattos_karen@yahoo.com.br

    ResponderEliminar
  7. Ola meu nome é wandelaytian e sou brasileira, bom falta menos de um ano para me formar e tenho desejo de trabalhar no Reino Unido, gostaria de saber das oportunidades de emprego e como é a aceitação de um profissional estrageiro. Aguardo retorno. Obrigada scussulin05@hotmail.com

    ResponderEliminar
  8. Oi! Estava pesquisando sobre a profissão farmacêutica no Reino Unido e acabei achando o seu blog. Curso Farmácia aqui no Brasil e gostaria de ter informações sobre as pós-graduações na Inglaterra. Tipo, eu não sei como é a formação de um farmacêutico aí na Europa, se é muito diferente da que temos aqui e, se eu poderia mesmo entrar em uma pós-graduação por aí. Aqui no Brasil, cursamos 4 anos de faculdade e saímos como Farmacêuticos Generalistas, podendo nos especializar e atuar em qualquer área da farmácia.

    ResponderEliminar
  9. Olá Manú

    Não estou a par disso! Acho que deverias perguntar na tua farmácia.
    Quanto a trabalhar como farmacêutico sei que desde há cerca de 3 meses para cá, a profissão Farmacêutico foi removida da lista de profissões com falta de profissionais e devido a isso deixaram de emitir vistos de trabalho para farmacêuticos fora da União Europeia.

    ResponderEliminar
  10. Olá Eugênio, O meu nome é Diana. Acabei agora a Licenciatura com Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na FFUC e estando agora na fase de procura de emprego, deparei-me com vários anúncios para o Reino Unido que me deixaram estremamente entusiasmada, principalmente por estar mesmo interessada em farmácia comunitária e por sempre ter tido uma enorme vontade de sair de Portugal, ser portanto o belo do emigrante :p . A existência de tantas empresas de recrutamento e o facto de todas apelarem que são as melhores deixa-me um bocado de pé atrás, n sei se me podes dar uma ajudinha neste assunto mas pronto fica a questão. Também tenho algumas dúvidas idênticas às da Sara, que comentou aqui em Fevereiro, se me pudesses facultar o tal doc em PDF que lhe prometeste com todo o procedimento de inscrição na RPSGB ficava muito grata. Para isso deixo aqui o meu mail : diana.t.henriques@gmail.com Muito obrigada pela atenção Beijo Diana Henriques

    ResponderEliminar
  11. Olá, sou farmacêutica aqui no Brasil, me formei em 06/2006, estou com muita vontade de ir trabalhar no exterior,tenho um nível de inglês intermediário, precisando apenas praticar a conversação. Existe a possibilidade de ter essa oportunidade ?

    ResponderEliminar
  12. Olá!

    Não faço ideia se poderás ter facilidade em trabalhar no estrangeiro como farmacêutica. Quanto ao Reino Unido, sei que a profissão de farmacêutico foi removida da lista de profissões com falta de profissionais, pelo que não estão a conceder vistos de trabalho a farmacêuticos fora da União Europeia.

    ResponderEliminar
  13. Ola Eugenio, bom morei ai por 2 anos e retornei ao Brasil a seis meses para terminar a faculdade de farmácia e como todo brasileiro que sai do brasil e não consegue mais ficar aqui, estou com muita vontade de voltar, mas, quero voltar agora para trabalhar na minha área, pode me auxiliar em relação a trabalhos, sites... onde vejo a possibilidade de conseguir um visto de trabalho, enfim, qualquer coisa. No mais, um abraço e obrigada ! P.S ah e qual o seu e-mail ?

    ResponderEliminar
  14. Olá Eugénio, Sou farmacêutica em farmácia de oficina em Portugal, mas como sabes a nossa carreira em farmácia de oficina chega a adjunto e estagna e por mais estudos ou anos de serviço tenhamos não evoluimos...sinto isso...estou a pensar em mudar...gostaria de saber como é por aí no Reino Unido? Através de que companhia de recrutamento (tenho visto algumas no Expresso), como se processa tudo, que tipo de testes, documentos (a mesma duvida da Sara)... Obrigada por tudo...muito sucesso e saúde para 2010!!! aqua@net.sapo.pt

    ResponderEliminar
  15. Olá, Eugénio Sou farmacèutica licenciada pela FFUP, e trabalhei no Porto em farmácia de Oficina durante pouco mais de 1 ano. Neste momento resido nos EUA, onde trabalho em hospital, como Clinical Pharm numa farmácia ICU já vai para 6 anos. Começa a chegar a hora de voltar para a Europa e Inglaterra é a opção q mais me atrai. Achas q teria hipótese de trabalhar em hospital aí? Tens alguns contactos ou dicas q possas dar-me? O meu email é carlasaraujo@gmail.com. Obrigada desde já

    ResponderEliminar
  16. hola,sou farmaceutico,mas nao trabalho na area.moro em madrid- españa,e estou tentando encontrar um trabalho de farmaceutico na inglaterra.se vcpueder me ajudar dando alguma dica sobre como coseguir,eu agradeco muito..jancencuiaba@hotmail.com

    ResponderEliminar
  17. ola! Sou farmacêutico recem formado aqui no Brasil e gostaria de atua em portugal,perguto? alguem pode me ajudar!!! Meu e-mail:ali56_ali@hotmail.com

    ResponderEliminar
  18. Olá! Neste momento etou a tirar Ciencias Farmacêuticas na UBI. Depois de ler o teu blog confesso que fiquei ainda mais entusiasmada com a ideia de vir a trabalhar no estrangeiro. Vou começar por tentar Erasmus em Barcelona e depois logo se verá. Será que me podias disponibilizar o tal documento em pdf tão solicitado? =) Obrigada, Marta (a21654@ubi.pt)

    ResponderEliminar
  19. Ola! Estou neste momento a pensar trabalhar no Reino Unido mas não sei como fazer para concorrer. Trabalho em Portugal há 2 anos em Farmácia Comunitária e gostaria qua alguem me pudesse dar uma ajuda a tentar concorrer a algumas propostas que possam existir. O meu mail é cdgfsilva@hotmail.com. Obrigado!

    ResponderEliminar