sábado, 20 de novembro de 2010

I've got a "new" car!!


Já sei que estão todos ansiosos para ver o meu "novo" veiculo e peço desculpa pela demora mas cá vai o post!

Basicamente foi uma saga yikes Foi um contra-relógio para arranjar um carro melhorzito com a data limite no final de Julho!
Basicamente o que acontece é que comprei o Citroen Saxo precisamente em Julho de 2008! Assim tudo teria que ser renovado pelo final de Julho de 2009 (Tax Disc, Seguro e a assustadora MOT (inspecção)!
O problema é que os mecânicos aqui no UK são TODOS uns gatunos, e é virtualmente impossível que um carro de 1997 cujo dono tenha um "accent" estrangeiro passe na MOT sem que tenha de gastar uma fortuna a reparar merdas que não lembra ao diabo bomb ... Assim, depois de há 2 meses atrás a Ana ter gasto £400 em pequenas reparações para que o Ford Ka de 2001 (muito melhor condição que o meu) passasse a Inspecção Automóvel, tinha a certeza que infelizmente me tinha de ver livre do meu fiel Citroen Saxo e comprar algo mais recente, ou caso contrário iria deixar 2 ou 3 vezes o valor do Saxo no mecânico..
Ainda por cima aqui há muita promiscuidade entre os centros de Inspecção automóvel e as reparações... Vamos à MOT e pagamos o preço tabelado da inspecção (normalmente de £35 a £45), e quando o carro falha há sempre a oferta envenenada: Ou reparamos as falhas no mesmo local e depois a nova MOT é grátis, ou então podemos levar o carro a reparar as falhas a outro local qualquer, mas quando voltarmos a testar o carro no local de inspecção inicial temos de voltar a pagar as £35-£45... Mecânicos = Vigaristas

Enfim, assim lá comecei a procurar um "novo" carro usado.. Além de procurar um carro mais recente, comecei também a procurar um com menores consumos e com menos emissões. Aqui o valor do Tax Disc (selo) varia proporcionalmente com os níveis de emissões! Assim o saxo, como a grande maioria dos carros paga £120 por ano de Tax Disc! Na minha procura comecei a selecionar carros com Tax Disc de £35/ano! Normalmente são quase todos Diesel, e neste momento comprar um Diesel, devido a um ligeiro menor consumo, pareceu-me vantajoso! (Há um ano atrás o diesel era bem mais caro que a gasolina, mas neste momento os preços dos 2 combustíveis é exactamente igual!)
Após muitas visitas a stands, uma ida à auction (leilão) e sobretudo muitas horas nos sites de usados na net: Autotrader e Autoweb lá limitei a minha pesquisa a um pequeno número de modelos.

Os carros que estiveram em cima da mesa foram:
(entre 2003 - 2006)

Ford Fiesta
Renault Megane
Renault Clio


Estive em várias situações, quase para comprar um Megane, mas depois encontrei um vendedor privado com um Renault Clio, e lá foi esse:

Renault Clio 1.5 DCI de 2004, Azul quase com 1 ano de MOT e Tax Disc! Azul de 2004 para comemorar a vitória da Liga dos Campeões pelo FCPorto em 2004 bigsmile





O que se passou desde a compra foi uma verdadeira saga... Serve pra aprender!
Testei o carro durante 3-4 min e fiquei satisfeito, e dia seguinte lá apareci com o dinheiro vivo, tal como pedido pelo vendedor: £2900.

Tudo muito bonito até aqui. Dois dias depois comecei a notar demasiado fumo a sair pelo escape e ainda andei uns 2-3 dias mais para ter certeza lol Depois fui a um mecânico daqui que disse que estava a queimar oleo e que não sabia bem qual era o problema... Tentei ligar ao vendedor, mas o telemóvel nunca mais funcionou.. Acabei por levar o carro à Renault e passar na casa do fdp italiano do vendedor onde deixei uma carta (ninguém estava lá).. Na Renault fizeram o check-up completo, e as notícias era que o carro estava impecável em todos os aspectos menos no facto de precisar de um Turbo novo.. Orçamento da reparação: £1050!!!!! Fiquei verde! yuck O que vale é que o vendedor me contactou e depois de muitos telefonemas e ameaças que o metia em tribunal/Trading Standards o carro lá foi raparado (Turbo novo) no mecânico dele e eu paguei apenas £150 e ele o resto.

Desde aí o carro parece estar bem, e o consumo de combustível melhorou bastante! O consumo anda sempre entre os 58 e 61mpg (miles per gallon) o que é equivalente a 3,9 L /100km


Uma vez com o "novo" carro dentro do prazo faltava a última etapa: Vender o Citroen Saxo! Um carro de 1997 sem MOT e Tax Disc não vale absolutamente nada! Assim pensei em levar o carro prá sucata e ver o que me ofereciam, mas pareceu-me um pouco como levar um velhote a enterrar no cemitério antes da sua morte, e por isso tirei umas fotos e meti o anuncio na net! Acabei por vender o carro a um tipo de Blackburn no dia seguinte a ter colocado o anuncio por £160..


Não sou nada de paixões por carros nem coisa que o valha, mas com esta procura toda de carro, preços, consumos, marcas, cilindradas etc acabei por me fascinar completamente por um carro, que caso fosse rico era esse mesmo que comprava:

Volvo C30

1 comentário:

  1. Se acha que mecânicos é igual a vigarista, não são todos. mas fica o aviso. Fernando D. Ferrão, Lda é um vigarista, poe lá o carro e coram muito mais do que devia além de fazerem um amu trabalho, colocar peças que não duram nada, importado da china e por aí a fora, é só vigarice. Nunca metam lá os pés. Conselho de Amigo Devia até haver uma lista de más casas, para proteger os consumidores destes trafulhas vigaristas.

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