sábado, 20 de novembro de 2010

NHS from another angle


Fazendo parte do NHS (Sistema Nacional de Saúde Britanico) ainda não tinha tido oportunidade de o experienciar na perspectiva do utente! Assim aconteceu há poucas semanas, e apesar de saber como tudo funciona fiquei verdadeiramente deliciado por ver como um sistema de saúde pode funcionar tão bem! (e de forma tão oposta ao modelo capitalista/privado Americano)



Basicamente voltei a dar umas corridas e caminhadas, e não me senti particularmente em forma. Já desde há uns anos que sabia que tenho Talassemia (um tipo de anemia hereditária, comum nos países mediterrânicos e região da India/Paquistão. Não é uma doença, mas uma condição/característica hereditária)

Assim há 2 semanas, depois de terminar na farmácia decidi ir ao centro de Saúde: "Doctors Surgery"


Quinta-feira às 16h30: Fui ao centro de saúde. Disse à recepcionista que depois deste período de mais exercício não me andava a sentir normal (mais cansado). Disse-lhe que não era urgente e que não precisava de consulta de urgência. Ela disse que nesse caso ficava para a próxima 3a-feira, mas depois lá disse que me arranjava uma consulta em 15 min. (Alguém tinha desmarcado).
Tive consulta com o Dr S Jeshti. Pareceu saber bastante do assunto, e claro pediu-me para fazer análises ao sangue pois suspeitava que poderia estar de certa forma com anemia fora de controlo.
17h15: Já estava a tirar sangue no departamento de análises do centro de saúde.

Sábado:Recebi carta do centro de saúde com flyers e contacto da U.K Thalassaemia Society, e um cartão com contacto do "meu" Médico Especialista (consultant) no hospital. No mesmo envelope recebi uma carta a dizer que já tinham os meus resultados e que o médico gostaria de me ver outra vez (sem urgência).

Segunda-feira: Recebi nova carta do centro de saúde. Dizia que o médico gostaria de analisar outro parâmetro sanguíneo (Ferritina) e para isso enviaram nova requisição de análises. Nesse dia liguei para o centro de saúde para marcar novas análises ao sangue (apenas para a ferritina) que ficou para o dia seguinte (Terça-feira) e nova consulta para ver o medico, sem urgência, que ficou para sexta-feira da mesma semana.

Terça-feira 9h40: fui ao centro de saúde fazer novas análises.

Sexta-feira 16h30: Fui à consulta, à hora marcada. Ficou decidido que iria tomar suplemento de ferro durante 1 mês (ferrous Sulphate 200mg BD), e que daqui a 1 mês terei nova consulta que marcarei uma semana antes conforme a minha conveniência.


Isto tudo para dizer que fiquei maravilhado!! Este utentes não têm noção da eficiência do sistema de saúde do qual beneficiam!
Uma situação não urgente, foi tratada com uma celeridade incrível, e num processo que para o utente fica a CUSTO ZERO, não gastei um pence! Nada de taxas moderadoras, absolutamente nenhum gasto com as análises clínicas etc etc

2 comentários:

  1. ola chamo-me margarida e deste ha algum tempo que sigo este blog... esta fantastico...parabens!!! estou a pensar seriamente em ir para uk mas tenho algumas duvidas. ja passei na entrevista para a boots e deram-me a escolher estas areas:norfolk,sulffolk,lincolnshire,norle essex. sabes se sao boas zonas para viver e trabalhar? ja agora, vou com o meu namorado k tem o curso de engenharia electrotecnica. sabes como esta o mercado nesta area, conheces empresas? muito obrigada, margarida (guidana@hotmail.com)

    ResponderEliminar
  2. eu também não tenho queixas do NHS

    ResponderEliminar