quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Percurso profissional...Vou mudar outra vez..


É Vida!

Vou resumir o meu percurso profissional até agora!

Curso em Ciências Farmacêuticas na magnífica FFUP, Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto!


Nunca tinha pensado neste curso, mas sem dúvida que gostei e dificilmente teria tido mais afinidade para qualquer outro curso! (Penso que medicina teria sido algo que também me agradaria, cada vez acho mais isso!)

A decisão em ir para farmácia na FFUP foi a opção escolhida em detrimento de ficar na Academia Militar em Medicina! No regrets..
Enfim, do curso só posso dizer que lá passei sempre, e que sem dúvida é um curso muito exigente, sobretudo quando comparado com outras faculdades de Ciências Farmacêuticas... Não foi preciso levar vida de marrão, mas épocas de exames foram momentos de cativeiro...
A única critica ao curso á a falta de preparação prática para a vida profissional, mas sem dúvida que prepara os alunos para terem capacidade de procurar e aprender sobre qualquer situação!

Estágio do Curso:

Erasmus - Czech Republic / Hradec Králové! Janeiro 2006 - Abril 2006



Fiz investigação na Farmaceutika Fakulta de Hradec Králové em Micologia!
Sem dúvida a melhor opção!! A "opção" foi entre estar 6 meses em farmácia comunitária em Portugal sem qualquer tipo de salário ou estar 2 meses na farmácia comunitária e poder ir 4 meses para outro país fazer um relaxado projecto de investigação e ainda receber apoio por isso!! Opção entre aspas, porque a única questão era conseguir vaga no país onde queria! Felizmente consegui a minha opção nr 1: Republica Checa! Fui com a Ana, Emanuel, Sevivas e lá conhecemos o Tiago e Joana de Coimbra entre muitos outros estrangeiros..Fernando, David, Mintautas etc etc e ainda as tugas em Bratislava, Vânia, Rita, Nanda..
Foram 4 meses fantásticos, que até fico doente de rever em fotografia...
E ao contrário de o que alguns possam pensar não é uma perda de tempo...No fundo também é verdade que na maior parte dos casos também não é nenhuma mais valia em termos de aprendizagem, mas em todos os casos é certamente uma experiência de vida, e que no meu caso foi fundamental para a situação em que estou..
Blog da experiência feito pela Ana: http://www.anitanarepublicacheca.blogspot.com/

Estágio em Farmácia de Oficina: Maio a Julho 2006

Pois é, depois de uns tempos tão fantásticos lá fui eu para o obrigatório estágio em farmácia de oficina! Não era que isso fosse um problema à partida! Mas o estágio na Farmácia do Bonfim, Porto foi mesmo o primeiro contacto com a realidade do trabalho (deveria acontecer durante o curso!) e a directora técnica da farmácia....................  nem digo mais nada.... Aprendi o que pude, o melhor que consegui, é o q posso dizer! O pessoal que lá trabalha até é bem porreiro!


Os 3 meses seguintes estive relaxadamente a fazer os relatórios de estágio! (Excelente nota!!)






Primeiro emprego: Farmácia Saúde, Ponte da Barca! Novembro 2006 Maio 2007


Depois foi procurar emprego! Não foi super fácil e como não sabia o que fazer aceitei uma proposta para Ponte da Barca para substituir a farmacêutica em Licença de parto! Viver em casa e fazer 35km para cada lado todos os dias não aconselho a ninguém! Cansaço de viajar, falta de tempo ao fim do dia e um trabalho que não me deu nenhuma realização profissional a nenhum nível (desde pacientes que nem ler sabem, e que nem querem saber do que lhes possa ter a dizer, pressão de vender, nem que seja benzodiazepinas, metotrexato sei lá mais o quê, e a corrupção descarada entre classe médica e industria farmacêutica) desmotivou-me completamente... Mas no fim do dia chamavam-me Sr Doutor.. ahh fodass!!

Sabia que para algum lado tinha de ir depois dos 6 meses na Farmácia Saúde! Recebi uma proposta para ficar na Ponte da Barca noutra farmácia... Nahhh

Entretanto a Ana também ficou sem emprego, e começamos a pensar mais uma vez em tirar "férias" no estrangeiro! Para trabalhar só poderia ser num país onde se falasse inglês - Reino Unido!


Ainda durante o tempo que estive na Ponte da Barca e Ana conseguiu ser recrutada para a Boots! Corajosa lá veio sozinha! Ah grande mulher
Eu comecei logo a tratar da minha vida e contactei a outra grande cadeia de farmácias: Loydspharmacy, e também fui recrutado!!

Estagio na lloydspharmacy: Blackburn, UK - Junho 2007 a Agosto 2007



Nunca tinha estado no Reino Unido, e sem dúvida que ninguém sai da escola ou faculdade preparado para ser farmacêutico no reino unido! É DIFICIL!!!!!!!  Mas felizmente o estágio foi começando gradualmente primeiro falando com o staff, percebendo o sistema de saúde daqui, estudando diariamente, conhecendo a realidade farmacêutica daqui (diferentes ingredientes usados, guidelines para cada condição etc, etc)e depois sim enfrentando o público!!

Para finalizar o estágio fiz 2 exames, Calculations e Laws& Ethics que passei!
e Voulá, Pharmacist!!



Depois disto fui atirado aos leões!!!!

Pharmacist @ Lloydspharmacy 6106 in Darwen - Agosto 2007 até ao momento



Farmácia muito desorganizada, com pouco staff (sem manager, sem supervisor) e eu sem experiência  Enfim, vivi os momentos mais stressantes da minha vida, sempre a correr, centenas de pacientes a quererem falar com farmacêutico, centenas de receitas, montes de serviços farmacêuticos (MURs, morning after pills, supervisão de metadona (mais de 20 pacientes diáriamente, etc etc), sem pausas etc etc...

Reclamei, disse q não aceitava continuar e que iria sair... aumentaram-me o salário e deram uma excelente técnica de farmácia e uma supervisor!!

Durante este tempo aprendi muitissimo!! Mais do que qualquer colega meu em Portugal possa imaginar!! Aqui a profissão é de alta responsabilidade, exigência e entrega! Para conseguir descrever isto de forma breve diria que é como se não tivesse saído da faculdade, mas que estivesse agora no estágio práctico, em que durante o dia de tem aulas práticas e à noite por motivação se estuda para consolidar a teoria!

Consegui diversas acreditações importantes nestes meses: MUR (Medicines Use Reviews), EHC (morning after pill), supervisão do consumo de metadona, morfina, subutex, Niquitine Replacement Therapy, etc etc..

Está tudo muito melhor agora (mais staff, estou muito mais confortável com o inglês e com o sistema de saúde inglês), trabalho das 9h00 à 17:30 a 1km de casa, mas continua a ser uma profissão extremamente exigente e desgastante! O farmacêutico aqui tem que assinar todas as receitas e caixas dispensadas, fazer o check a vários níveis, sobretudo clinico (se há interacções, se é apropriado para idade, etc,) tudo é introduzido no sistema informático na ficha do paciente, todos medicamento levam um rótulo com instruções, responder às dezenas de solicitações para falar com o farmacêutico (e todos os dias aparece gente que foi ao médico, não ficou satisfeito e vem perguntar ao farmacêutico), preparar a medicação de pacientes em recuperação por abuso de drogas e fazer a supervisão do seu consumo (tenho mais de 20por dia), fazer consultas para por exemplo pilula do dia seguinte, fazer consultas de revisão de medicação (MUR), ter que contactar os médicos diariamente devido a questões com medicação com pacientes, preparar Blisterpacks (Para pacientes mais velhos e com muita medicação, há um sistema em que todos os comprimidos para uma semana são dispensados numa "couvete", com alvéolos em grelha, em que estão divididos nos setes dias da semana e em 4 alturas do dia. Assim o paciente 2a feira de manhã abre o respectivo alvéolo e toma os comprimidos/capsulas que lá estão).....
...enfim highprofile job, e no fim do dia chamam-me "Eugeenio"...

Nesta farmácia estou a fazer 45h semana (não há intervalos, nem pausas, nem mais do que 15min para almoço e dentro da farmácia, porque sem farmacêutico dentro da farmácia a farmácia tem que fechar), e fui contactado com a oferta para outra proposta...disse que poderia estar interessado e fui trabalhar lá um dia como "locum" (explicarei noutra altura)!!

Voltei lá para entrevista e devo ter agradado que fizeram proposta...Aceitei Hoje!!! 2a feira cancelo com a Lloyds...
Vou reduzir as horas, para 31h/semana (em 4 dias) e meio domingo de 3 em 3 domingos...Farmácia Ultra fashion, com robot, com 5 farmacêuticos no total, 3 Técnicas altamente qualificadas (ACTs) para fazerem o accuraccy check (tendo o farmacêutco que fazer apenas o check clinico), sem qualquer tipo de trabalho de gestão da farmácia, e no fim aindo vou ganhar mais!!! Fica a 15km de casa (o que pela autoestrada, que é grátis aqui, fica logo ao lado). Espero que corra bem....


e assim vai o meu CV...

2 comentários:

  1. Eugénio estou viciado no seu blog,gostei muito deste post. Desejo-te toda a sorte do mundo.
    Estou a pensar em ir para o Reino Unido também mas tenho algumas duvidas e gostava que me tentasses ajudar.
    Achas que devia fazer a licenciatura aqui e depois ir para o Reino Unido ou aconselhavas-me a fazer o contrario e ir para o Reino Unido tirar a licenciatura?

    ResponderEliminar
  2. Por todas as razões e mais alguma, aconselhava a que o faças em Portugal.

    Aconselhava também um curso diferente (Dentária ou Veterinária por exemplo)

    ResponderEliminar