sábado, 20 de novembro de 2010

Scotland


... e como estava a dizer, há cerca de 2 meses fomos pela primeira vez visitar a Escócia! (Isto não significa de todo que tenha sido o primeiro contacto com escoceses e com o seu sotaque único.. Aqui no norte da Inglaterra há uma comunidade enorme de escoceses).

Com um feriado na segunda-feira lá planeamos 3 dias de visita! Como foi primeira visita fomos ao mais óbvio: Edimburgo + Glasgow (as duas únicas grandes cidades do país) + um dia para a beleza natural (Fomos ao Ben Nevis, ponto mais alto do UK).

Alojamento:
Pela primeira vez no "Premier INN", neste caso algures entre Glasgow e Edimburgo. Aconselho. A marcação é obviamente fácil pela net e é fácil chegar e fazer check IN, check OUT mesmo que fora de horas, o que deu jeito pois chegamos bem tarde na 6a feira à noite. Com marcação de 21 dias de antecedência conseguem-se preços de 30£ por quarto/noite! Neste caso, quando uma pessoa quer é dormir e sair para visitar o mais possível, acho que este "tratamento impessoal" destas cadeias de hotéis até é uma vantagem em relação aos famosos e típicos Bed&Breakfast britânicos...(aceito opiniões contrárias)


Edimburgo:

Surpreendentemente fantástica! Tenho para mim que Edimburgo tem maior proporção de turistas na rua do que Londres! (Londres há muitos estrangeiros, mas muitos vivem lá!) Montes de gente nas ruas, casamentos, despedidas de solteiro, visitas guiadas etc etc... Fez-me lembrar uma qualquer cidade do centro da Europa, com turistas, artistas de rua, zonas pedonais grandes com muitos monumentos e edifícios de destaque! Juntando a isto tudo Edimburgo ainda tem o "título" de cidade mais assombrada da Europa, havendo vários "ghost tours" e um verdadeiro circo turístico em volta deste tema! Tenho pena, mas "não compro" fenómenos paranormais...


Ora bem, já da parte da tarde quando passávamos perto do local onde tiramos a foto acima, decidimos usar um banco para descansar, contemplar a paisagem e olhar para o mapa turistíco. Uns minutos depois vem uma jovem em direcção a nós:

Ela: Are you Portuguese
Nós: Yes we are
Ela: Bem me pareceu. É assim, vocês não me conhecem, mas eu sei o teu nome! É Eugénio não é?
Eu: !?! Sim
Ela: Ahh, eu conheço o teu blog, e já te enviei e-mail há um ano atrás!

E assim ficamos na treta durante uma hora, ao que se juntaram ainda mais dois Portugueses. A jovem, Helena, é uma colega da faculdade, que estava a fazer Erasmus em Glasgow, e que tinha recebido a visita de dois amigos portugueses. Pelos vistos há um ano tinha-me enviado um e-mail a perguntar mais informações sobre a vida no UK.. Ajuda sempre a desfazer o nó no estômago saber de mais experiências semelhantes, e saber o que se vai encontrar antes de partir para um programa Erasmus.. Nesta fase já o período de Erasmus estava quase a terminar, mas parecia ter adorado..

Coincidência incrível encontrar-se gente assim!

PS: Agora que sei o que é ser famoso e ser-se reconhecido na rua, tenho a dizer que não é tão horrível como algumas estrelas fazem parecer.. Têm é a mania..

Ben Nevis


Querendo ver a famosa paisagem escocesa, e tenho apenas um dia para o fazer lá optamos por subir ao Ben Nevis (ponto mais alto do UK 1344m apenas!!), pois sempre implicava conduzir durante 2 horitas para fora da civilização! Visita ao norte da Escócia, Lock Ness e Isle o Skye ficará para outra altura..
Para esta caminhada lá comprei um mapa militar da zona e nada mais... Obviamente sabia que com fim de semana prolongado íamos encontrar uma romaria de caminheiros a este ponto mais do que famoso da paisagem Escocesa.. Os 1344m de altitude deste pico podem dar a ideia de uma caminhada "soft", mas a verdade é que é uma caminhada a sério (A altitude no parque de estacionamento é 30m! Portanto a subida é mesmo de 1300m!


Adoramos, montes de gente, uma paisagem "breathtaking".. E, apesar ter sido no inicio de Junho e de termos tido um Maio bem quente e muito melhor que o Julho, ao chegarmos lá cima encontramos neve por todos os lados!
Fotos da caminhada
Para mim a cereja em cima do bolo foi ter visto este passarinho bem lá no ponto mais alto:

Um verdadeiro hino à selecção natural! A contrário do que diz o senhor testemunha Jeová que bate aqui à porta de vez em quando, a cor branca das penas não é independente do facto do animal encontrar conforto na camuflagem oferecida pela "última" neve ainda existente...

A Escócia é verdadeiramente um local de culto da natureza, e aqui ficam dois aspectos que sem dúvida queremos explorar mais tarde:

- The Munros 
A Munro is a mountain in Scotland with a height over 3,000 ft (914.4 m). They are named after Sir Hugh Munro, 4th Baronet (1856–1919), who produced the first list of such hills, known as Munro's Tables, in 1891. A Munro top is a summit over 3,000 ft which is not regarded as a separate mountain. As of the 2009 revision of the tables, published by the Scottish Mountaineering Club, there are 283 Munros and 227 further subsidiary tops. The most well known Munro is Ben Nevis, the highest mountain in the British Isles, with an altitude of 1,344 metres (4,409 ft).
The Munros of Scotland are known for presenting challenging conditions to hikers, particularly in winter when a number of fatalities are reported each year. Nevertheless, a popular practice amongst hillwalkers is "Munro Bagging", the aim being to climb all of the listed Munros. As of 2009 more than 4,000 have reported completing their round. The first continuous round of the Munros was completed by Hamish Brown in 1974, whilst the current holder of the record for the fastest continuous round is Stephen Pyke who completed his 2010 round in just under 40 days.


- Wild Camping

In Scotland the Land Reform (Scotland) Act 2003 comprehensively codified into Scots law the ancient tradition of the right to universal access to the land in Scotland. The act specifically establishes a right to be on land for recreational, educational and certain other purposes and a right to cross land. The rights exist only if they are exercised responsibly.

Ao contrário do que acontece em Portugal, Inglaterra, Gales e quase todos os países onde apenas se pode acampar em parques de campismo, na Escócia pode-se acampar em qualquer lado, mesmo que terreno privado! Claro que todos os campistas ao fazer campismo selvagem seguem uma conduta própria de harmonia com a natureza.. Como andei a pesquisar, descobri que existe um verdadeiro culto do Wild Camping pela Escócia a dentro, vindo gente de outros países "apenas" para passar uns dias a caminhar e a seguir natureza a dentro por uns dias! Há percursos já traçados, sendo que muitos implicam 14 dias a caminhar sem qualquer contacto com civilização! Genial, não? Quanto a este ponto vêm-me à memória ter visto um tipo já ao fim do dia a caminhar de tenda às costas em direcção oposta à civilização e ainda quando ao descer do Ben Nevis (já bem ao fim da tarde) termos passado uma familia (pais + 3 crianças) a subir em sentido oposto com tendas às costas!

Glasgow: Grande mas nada de especial... Diria mesmo que feio e por vezes com aspecto manhoso..

7 comentários:

  1. Que fotos tão giras :) Estive em Edimburgo o ano passado na altura do Festival Internacional e adorei. Infelizmente, não tive oportunidade de ir para além da cidade mas fiquei cheia de vontade de voltar. Agora que estamos por cá será, sem dúvida, mais fácil ;p Nós adoramos fazer caminhadas e uma das coisas que nos frustava na Holanda é o facto do país ser completamente plano :( Acho que ainda te vou pedir algumas dicas de caminhadas por cá ;))

    ResponderEliminar
  2. Parece ser muito giro!!! Eu tb não acreditava em fenomenos paranormais, até um dia!!! Uma altura aconteceu-me umas cenas, não sei como não entrei em PCR loooool, ainda hj tento encontrar uma explicação racional para o que aconteceu, mas acredita que não há!!! Nem me quero lembrar!!! Bjito*

    ResponderEliminar
  3. Carina: Tens de me contar isso pessoalmente então! Se for o jogo do copo esquece

    ResponderEliminar
  4. Jogo do copo?? Eu não brinco com essas coisas... não quer dizer que acredito, mas pelo sim pelo não prefiro nao brincar!! LoooL Sou mt medricas!!! Se quiseres manda-me o teu mail para aminhavidaemruinas@sapo.pt e eu conto-te o que me acontece!!! :)

    ResponderEliminar
  5. Que bom que fizeste este post pois desde que mencionaste a ida à Escócia que fiquei curiosa. Ainda não tive oportunidade de lá ir. Boas dicas! :)

    ResponderEliminar
  6. Bai a Isle of Skye rapaz, tive la a passear durante uma semana e bati mal.

    ResponderEliminar
  7. Mete aqui o link das fotos..

    Tenho a ideia fixa de passar uma semana seguida no meio do nada, e uma das ilhas escocesas era o ideal!
    Por acaso fiquei com a Isle of Barra na ideia. Para ires para lá vais de Glasgow pela flybe e aterras na areia junto ao mar (quando a maré permite)!

    ResponderEliminar