Monday, 20. October 2008, 23:26
Há duas semanas atrás fomos tomar um café com as finanças…
Eu explico! Como sou self-employed (empregado por conta própria) desde Junho, no próximo ano a forma como pago os impostos vai ser totalmente diferente! Vai ser relativamente mais complexa!
Por isso mesmo a primeira coisa que fiz (que é o que todos os farmacêuticos self-employed fazem) foi contactar um contabilista (accountant)!
Fui ter ao gabinete dele, deu-me uma explicação de como tudo funcionava e de como lhe pagava pelos serviços dele…
Vim para casa e fiquei a pensar que eventualmente conseguiria fazer tudo eu próprio e assim poupar uns trocos! Basta ser disciplinado e tomar nota de toda a actividade profissional (onde trabalhei, quanto recebi, nr de milhas viajadas, outras despesas, etc) e xau xau accountant!
De qualquer modo o Tax Office (finanças) aqui é fantástico! Apoio total, através de uma página da net muito funcional, várias linhas de telefone grátis que se for preciso até nos acompanham durante as várias etapas do preenchimento do Self-Assessement via Internet (equivalente à submissão do IRS).
De qualquer modo para ter a certeza que não preciso de um contabilista, inscrevi-me e à Ana também para um curso sobre “self-employment”. Curso grátis com o Tax Office! Há vários módulos, mas fomos mesmo ao primeiro “Becoming Self-Employed”.
Assim, quarta-feira, dia de folga para ambos, lá fomos ao Tax Office de Chorley! Foi giro, todos numa mesa redonda, com um elemento do Tax Office! Pensei que iria ser uma palestra, mas foi antes uma bela conversa de café! Aliás, à boa maneira inglesa, começou logo com um café! Éramos 8, com o nome à frente, cada um deu explicação sobre o tipo de “negócio” que estava a iniciar…muitas perguntas, muitas dúvidas, mas no final todos saíram muito mais esclarecidos…ahh, pelo meio, mais umas pausas para café…lol
Assim, com tanta simpatia e apoio “quase” dá gosto pagar impostos…eheh
Eu explico! Como sou self-employed (empregado por conta própria) desde Junho, no próximo ano a forma como pago os impostos vai ser totalmente diferente! Vai ser relativamente mais complexa!
Por isso mesmo a primeira coisa que fiz (que é o que todos os farmacêuticos self-employed fazem) foi contactar um contabilista (accountant)!
Fui ter ao gabinete dele, deu-me uma explicação de como tudo funcionava e de como lhe pagava pelos serviços dele…
Vim para casa e fiquei a pensar que eventualmente conseguiria fazer tudo eu próprio e assim poupar uns trocos! Basta ser disciplinado e tomar nota de toda a actividade profissional (onde trabalhei, quanto recebi, nr de milhas viajadas, outras despesas, etc) e xau xau accountant!
De qualquer modo o Tax Office (finanças) aqui é fantástico! Apoio total, através de uma página da net muito funcional, várias linhas de telefone grátis que se for preciso até nos acompanham durante as várias etapas do preenchimento do Self-Assessement via Internet (equivalente à submissão do IRS).
De qualquer modo para ter a certeza que não preciso de um contabilista, inscrevi-me e à Ana também para um curso sobre “self-employment”. Curso grátis com o Tax Office! Há vários módulos, mas fomos mesmo ao primeiro “Becoming Self-Employed”.
Assim, quarta-feira, dia de folga para ambos, lá fomos ao Tax Office de Chorley! Foi giro, todos numa mesa redonda, com um elemento do Tax Office! Pensei que iria ser uma palestra, mas foi antes uma bela conversa de café! Aliás, à boa maneira inglesa, começou logo com um café! Éramos 8, com o nome à frente, cada um deu explicação sobre o tipo de “negócio” que estava a iniciar…muitas perguntas, muitas dúvidas, mas no final todos saíram muito mais esclarecidos…ahh, pelo meio, mais umas pausas para café…lol
Assim, com tanta simpatia e apoio “quase” dá gosto pagar impostos…eheh
Sem comentários:
Enviar um comentário