sábado, 20 de novembro de 2010

Language tests for Non-UK pharmacists


Uma notícia com interesse para Farmacêuticos que ponderam vinda para o Reino Unido:



Basicamente até ao ao dia de hoje qualquer farmacêutico europeu que queira trabalhar no Reino Unido, apenas tem que aplicar para inscrição na ordem dos Farmacêuticos do UK (Royal Pharmaceutical Society of Great Britain), sendo que para isso praticamente "só" tem de apresentar documentação a provar a licenciatura numa universidade reconhecida e a inscrição e boa conduta na Ordem dos Farmacêuticos do seu país de origem.

Assim, qualquer farmacêutico pode aplicar para a inscrição hoje, e para a semana começar a trabalhar numa farmácia Britânica, sem que para isso tenha de ter aberto a boca para dizer um "Good Morning", e tão pouco que tenha que provar que conheça as regulamentações da actividade profissional próprias do UK. yikes yikes
Este facto deixa-me completamente estupefacto bigeyes Como é que possível tamanha inocência, numa actividade tão supervisionada e controlada?? Penso que resulta de uma certa inocência/presunção dos Britânicos de que o inglês é uma língua universal que qualquer pessoa com um curso superior domina, seja qual for a sua origem!! Além disso têm a ideia errada que em qualquer parte da Europa, as regras e regulamentações da actividade farmacêutica serão praticamente iguais!! no Não podiam estar mais enganados!!

O que acontece é que a maior parte dos farmacêuticos Europeus que chegam ao UK são recrutados por grandes companhias de Farmácias (Boots, Lloydspharmacy, Farmácias de hipermercados) que têm protocolos próprios e exames incluídos no processo de recrutamento, o que pode levar à ideia que são passos obrigatórios! Mas por exemplo passar no exame da Lloys é mais fácil que tirar o curso de Ciências farmacêuticas numa universidade privada lol e se não passar, dá-se o jeito na mesma!

O que a RPSGB quer adoptar, é a responsabilidade de garantir o elevado nível inglês dos Farmacêuticos europeus! Esta medida só peca por tardia, pois há muitos farmacêuticos a exercer com notáveis dificuldade de comunicação, notavelmente Espanhóis e Polacos!

Como um organismo independente e exigente, creio que a entrada no UK será muitos mais difícil a partir do momento em que a RPSGB avance com estas medidas! Pois no início muito dificilmente alguém estará bem preparado para comunicar fluentemente no dia-a-dia da uma farmácia.


Notícia completa aqui

1 comentário:

  1. Boa tarde, terminei agora o curso de ciências farmacêuticas na FFUP, e estou com alguma curiosidade na possibilidade de ir trabalhar para o UK e gostaria de te perguntar se tás a gostar da experiência e se na altura tiraste algum curso intensivo de inglês? obrigado Carla chadia437@gmail.com

    ResponderEliminar