sábado, 20 de novembro de 2010

Tourette's


Oias!

Seguindo a linha editorial do blog cá chegam as actualizações com mais de duas semanas de atraso...Desta vez o tema é TV no geral e o Síndroma de Tourette no particular...

Se há algo de inquestionável neste assunto é a melhor qualidade da Televisão Inglesa em relação à Portuguesa (claro que o amigo Elmar discorda), sendo bastante frequente a transmissão de documentários diversos no horário nobre, acabando muitos destes por incidir na área da Saúde e Ciência (Gripe A, Homeopatia, Síndroma de Tourette, Estatinas etc etc etc). São transmitidos não só na BBC mas também na ITV ou Channel 4 (outros canais generalistas). Regra geral os assuntos escolhidos são de bastante pertinência e a forma como a "historia" é contada realmente cativa..

Assim, na semana passada a BBC transmitiu um documentários sobre o relativamente raro Sindroma de Tourette... Basicamente este documentário foi o "talking point" (ou talvez laughing point) em muitos locais de trabalho durante a semana passada..

Como nunca lidei profissionalmente com esta condição, não tinha a ideia da severidade que esta pode atingir em alguns casos. Essa biblia que é o Wikipedia descreve assim:

Síndrome de Tourette é uma desordem neurológica ou neuroquímica caracterizada por tiques involuntários, reações rápidas, movimentos repentinos (espasmos) ou vocalizações que ocorrem repetidamente da mesma maneira.
Esses tiques motores e vocais mudam constantemente de intensidade e não existem duas pessoas no mundo que apresentem os mesmos sintomas. A maioria das pessoas afectadas são do sexo masculino.
O início da síndrome geralmente se manifesta em sua infância ou juventude, eventualmente atingindo estágios classificados como crônicos. Porém, no decorrer da vida adulta, freqüentemente, os sintomas vão aos poucos se amenizando e diminuindo. Mesmo assim, até hoje ainda não foi encontrada uma cura para a Tourette. Tratamentos médicos existem para amenizar os sintomas da síndrome, porém, o consenso entre os profissionais da área é que os tratamentos precisam ser individualizados por causa das sempre presentes conseqüencias adversas da receita e aplicação de medicamentos.
Os referidos tiques são movimentos bruscos involuntários que podem se manifestar em qualquer parte ou conjunto de partes do corpo (barriga, nádegas, pernas, braços etc.), mas tipicamente eles ocorrem no rosto e na cabeça - no rosto em forma de caretas repetidas e na cabeça como um todo em forma de movimentos bruscos, repetidos, de lado-a-lado etc.


Este vídeo é um resumo de alguns momentos mais cómicos:

(Como não tem legendas é capaz de ser dificil de apanhar o sotaque escocês... Qualquer um que viva no UK de certeza que já viu este video)


Documentário Completo:
Parte 1/6
Parte 2/6
Parte 3/6
Parte 4/6
Parte 5/6
Parte 6/6


Aconselho vivamente a quem tiver tempo que veja o documentário completo que tem tanto de perturbante como de hilariante. Na minha opinião um excelente documentário em que no final, apesar de muita risota, faz com que toda a gente fique a conhecer esta condição, e portanto capaz de compreendê-la, sem deixar a sensação de que de forma alguma os intervenientes no documentário tenham sido humilhados, achincalhados ou ridicularizados... Já que eles próprios passam uns bons momentos quando em grupo à custa deste síndroma..

Sem comentários:

Enviar um comentário