sábado, 20 de novembro de 2010

London


Maio deste ano foi um mês em cheio, turisticamente falando.
Da experiência que já levamos de Reino Unido, Maio é sem dúvida o melhor mês! Tem dois feriados (o que aqui significa sempre fim de semana prolongado) e faz sempre bom tempo, ou pelo menos até agora assim foi!

Neste Maio visitamos Londres (e arredores), Chester, 3 provas de Orientação, Escócia (Edimburgo, Glasgow e Ben Nevis), Pendle (ponto mais alto aqui da zona) e ainda andamos com as obras do quarto para a frente (acabadas por sinal faint)

Mas fazendo então um post sobre a ida a Londres,

Apesar de sempre ter tido bastante curiosidade em conhecer Londres nunca senti urgência em fazê-lo, provavelmente porque não fica longe e pelo facto de não termos planeado para breve o nosso regresso a Portugal. A curiosidade normal em conhecer uma das principais cidades do mundo foi "apimentada" pelas acesas discussões e debates entre a comunidade portuguesa no UK sobre onde será o melhor sitio para se viver! Há uma clara divisão entre o pessoal que vive em Londres (Londres é que é bom e mais nada) e os que vivem fora de Londres (fora de Londres é que é qualidade de vida e mais nada).. Nunca fiando, lá fomos conhecer e tirar as nossas próprias conclusões..

Assim lá fomos, saindo na sexta-feira à noite, chegando à casa do meu primo Rui em Basingstoke já depois da meia noite! (Ficamos muito bem acolhidos na casa do meu primo Rui e acompanhado pela Xinjun. Engraçado que já não estavamos juntos há mais de 3 anos, precisamente na altura em que ambos emigramos para o mesmo país! Este encontro já era "overdue".. Agora ficou combinado que vêm conhecer o norte ASAP!)

Sobre o fim de semana, visitamos e vimos muita coisa, London eye, Big Ben, Westminster, andamos de Tube, Leicester Square, Number 10, London Castle, St James Park, Buckingham Palace, Tower Bridge, Westfield Shopping, etc etc e ainda fomos à zona tuga de Stockwell jantar muitoooo bem no Restaurante Português "Estrela"! Aqui ainda conheci um seguidor do blog! Um "espanhol" chamado Pedro p

Fora de Londres fomos conhecer Windsor, Winchester, Romsey entre outros!

Enfim, graças ao Rui e Xinjun tivemos uns dias muito bem passados! Adoramos a o jantar que descreveria como "hot pot de comida chinesa":


Fotos AQUI

Quanto ao Londres vs Resto do país e Norte vs Sul:

Norte Vs Sul:
Muito mais montanhas no norte que no sul, mas por outro lado muito mais floresta no sul.
As cidades no sul são mais limpas e com melhor aspecto.
Vida consideravelmente mais cara no sul (Pelos vistos até se paga para estacionar no IKEA! e 3 horas estacionado no Westfield foram mais de 8 libras!! Assim prefiro o Trafford..

Londres Vs resto do país:
Consigo claramente ver o apelo de viver em Londres, é verdadeiramente cosmopolita, há sempre algo a acontecer, há sempre outras nacionalidades.. Por outro lado, pelo que pagaria em Londres para alugar um quarto num apartamento a dividir com mais 3 pessoas consigo estar a COMPRAR uma casa onde tenho 2 quartos que nem uso e ter carro estacionado à porta que me leva a qualquer lado incluido Londres.. Devo estar a ficar velho, mas com esta idade já não tenho paciência prá primeira opção.. (Vá lá pessoal de Londres, barafustem..)

PS: Já que se fala muito nas SCUTs, é só para dizer que fomos do norte do país até Londres sempre por auto-estrada e nem 1 centimo pagamos de portagem.. Carro a diesel e a viagem ficou por 40£ ida e volta! O que nos falta é tempo livre porque realmente viajar dentro do UK é de borla...

6 comentários:

  1. Não querendo ser chata, ainda espero pacientemente por um postzinho sobre o ensino farmacêutico no reino unido... comparativamente.

    ResponderEliminar
  2. Ainda bem que o faz pacientemente (Obrigado). Começará a ser escrito no minuto seguinte à revelação da sua identidade.

    ResponderEliminar
  3. Ola' Eugenio, Concordo plenamente com o que dizes em relacao a Londres. Mas nao trocava Londres por voltar a viver numa terrinha das Midlands, tenho saudades do meu apartamento e de nao ter de partilhar casa, mas nao se pode ter tudo :) Como nao tenho carro, um dos problemas de viver no countryside, nao tenho preocupacoes com pagar parque de estacionamento ou com a Congestion Charge (acho que e' esse o nome) e tenho transportes para todo o lado e a toda a hora, la' em cima a partir de determinada hora secava nas paragens de autocarro. Tambem sao mais caros os transportes (onde eu estava pelo menos). Ha' um sem numero coisas que prefiro em Londres, mas creio que e' uma cidade que mais cedo ou mais tarde desgasta. Eu ainda estou na fase de a descobrir. Creio que optar por uma cidade mais pequena depende muito das circunstancias de cada pessoa. Eu detestei a experiencia na terra pequena, tanto que optei por viver mesmo no centro de Londres com tudo o que tem de mau. Uma especie de detox do countryside lol

    ResponderEliminar
  4. Não fui eu que originalmente fiz o pedido na sequência da tua participação no blog do dr peliteiro, mas achei interessante pois é algo debatido (quanto baste) entre colegas estudantes aqui em portugal. Carla Soares 4º Ano FFUL

    ResponderEliminar
  5. Como nao vivo em londres so posso mesmo concordar contigo. Vivo no countryside, com a vantagem de estar a 40 minutos de Londres de comboio. Mas normalmente ate vamos de carro. Ha muitos sitios onde apos as 13h de Sabado e' permitido estacionar de borla.

    ResponderEliminar
  6. Já me podes satisfazer o pedido Eugénio? :begging you with my eyes shut:

    ResponderEliminar