sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Mas que é isso de "Locum Pharmacist"??


Se há coisa que pode meter "espécie" a um Farmacêutico Português é esta modalidade Locum Pharmacistconfused que existe aqui no UK.. Vou portanto tentar explicar como é que isto "funciona"...

Basicamente, em Portugal sempre me disseram que a classe profissional de um Farmacêutico era "Profissional Liberal", mas nunca entendi bem a razão... (Se alguém souber explicar, faça favor...)! Apenas agora com esta experiência Locum é que provei a verdadeira liberdade e flexibilidade profissional!

Como já falei antes os farmacêuticos podem trabalhar em diversas areas. Os que trabalham em farmácia comunitária (Community Pharmacy) podem ser funcionários da farmácia (normalmente uma cadeia de farmácias) ou empregados por conta própria ( ou seja os Locum Pharmacists) (Esta modalidade de Locum aplica-se não só a farmacêuticos, mas a médicos, dentistas etc etc, basicamente alguém freelancer, self-employed).

Assim depois de um ano como funcionário da LLoydspharmacy (employee) despedi-me e passei a ser "Locum Pharmacist"! Bem, não sou um verdadeiro Locum Pharmacist, porque a maior parte dos dias trabalho sempre na mesma farmácia (embora com estatuto de self-employed na mesma), e por isso não ando a saltitar de farmácia em farmácia todos os dias!

Um Locum Pharmacist:
É pago um X£ por hora e recebe a totalidade do pagamento (Bruto)
Tem que pagar os impostos no final do ano e declarar todos os rendimentos desse ano (terei de dar uns milhares de libras só de uma vez de impostos!).
Não tem férias nem dias de baixa pagos (só recebe o que realmente trabalha)
Não está sujeito à pressão que as companhias fazem sobre os seus farmacêuticos (employee)
Pode receber marcações para dias de trabalho desde por telefonema no próprio dia até vários meses de antecedência.
Pode receber o pagamento base por hora que cada farmácia oferece ou "emergency rates" para marcações de emergência (dia anterior ou próprio dia)
Podem ter agências especializadas na colocação de farmacêuticos, ou terem contactos directos com as cadeias de farmácias (Direct Booking)
Pode acontecer de ficar dias em casa sem trabalhar porque não conseguiu vaga nenhuma
Para distâncias maiores recebe um X£ por milha que se desloca (isto varia de companhia para companhia e conforme é negociado na marcação! Outras despesas podem ser pagas (alimentação, estacionamento etc)

Fica aqui o mapa de farmácias em que já trabalhamos (No Link, eu a azul, Ana a vermelho e nas farmácias em que ambos trabalhamos a verde)! Na maior parte delas trabalhei mais que uma vez! É mais confortável ir-se para um local que se sabe o que se vai encontrar.



Tenho andado pela zona de Lancashire! Se quisesse conseguia trabalhar em muitas mais farmácias, mas gosto de ter os meus dias de folga, e além disso prefiro repetir farmácias nas quais gosto de trabalhar!

Sem dúvida que ser-se Locum a tempo inteiro é stressante scared ! Sempre a estabelecer contactos para preencher a agenda com marcações, sempre farmácias novas, staff novo, zonas novas em que não se conhecem os médicos etc etc

Quando é que as farmácias precisam de Locum Pharmacists?

- Quando não têm farmacêuticos suficientes para as farmácias que têm.
- Para cobrir férias e dias de folga do farmacêutico regular (pharmacy manager)
- Para cobrir dias em que o farmacêutico por qualquer motivo não pode comparecer (baixa, ou qualquer outros motivos). Neste caso um locum de emergência é contratado. Porque a farmácia não pode abrir enquanto não tiver um farmacêutico a trabalhar...tudo passa pelo farmacêutico e por isso não dava de outra forma, e nem seria legal.

Enfim, acabam por sem engraçado estes dias de Locum:


Algumas situações da minha experiência:

Basicamente depois de o "Booking" (marcação) confirmado, no dia anterior lá arranjo a pasta e adiciono a morada da farmácia aos favoritos do GPS (Sat Nav - Garmin) - Sem GPS seria impossível fazer Locum! É umas das criações mais geniais que já usei!!

Uma foto do meu GPS a caminho de Widnes (um Sábado)


Depois levo na mochila os principais livros de referência (BNF - British National Formulary, Symptoms in Pharmacy, e MEP: Medicines, ethics and practice.

Depois tenho que levar o Diploma de Farmacêutico!!!Chegando à farmácia tenho que o pendurar à vista!! Aqui parece que realmente se dá uso ao canudo!! (Lá ando eu com a moldura pra trás e para a frente!)

Algumas farmácias em que trabalhei:

Widnes:: Esta foi a vez em que fui trabalhar mais longe! Foi-me pedido à última da hora (uns dias antes) e até me pagaram mais por isso mesmo! Não sabia onde ficava minimamente! Perto de Liverpool, por isso pensei que ia ser uma zona manhosa! Cheguei lá e afinal era no meio do nada, uma verdadeira terriola! Tão terriola que até deu para estacionar mesmo em frente à farmácia! (foto)

Cheguei lá e fiquei a saber que todo o staff (o farmacêutico regular e todas as técnicas) tinham mais de 65 anos! Parece que estava na farmácia dos anos 50, na qual o computador ainda era algo que causava um certo desconforto!! Nesse dia bebi 2 coffes e 2 Teas! e ainda uns biscoitos! Os velhotes são sempre à maneira!

Wigan: Pior experiência até agora! Não volto lá nem morto! Lá estava às 8:55 da manhã à espera que me abrissem a porta para que eu dissesse "Good morning, yes, I'm the pharmacist today". Pior é que não era só eu que estava à espera que me abrissem a porta... ao meu lado praí 9 drogados aguardavam que a farmácia abrisse para receberem a dose! Sim dose, porque em Wigan os médicos da Drug Team prescrevem mesmo Heroína injectável! Enfim, staff que não percebia um estouro e mais de 50 drogados para "servir", muitos para consumo supervisionado... Nunca mais, só a legislação em torno deste tipo de medicação e a papelada que é preciso registar, deu-me um sábado inteiro sem parar!!

Blackburn - 100hours Pharmacy: - Agora há as 100hours pharmacies, que estão abertas 100h por semana! Estas acabam por ter vários farmacêuticos durante o dia! Nesta por exemplo, consegui 5 "bookings" para "evening shifts".. Alguns já depois de ter trabalhado na minha farmácia normal! Nesta fiz sábados das 18h00 às 22h00 e 6as das 18h00 às 23h00! Só para mostrar que é tão flexível, que às vezes até podemos trabalhar em 2 farmácias no mesmo dia! Durante a noite fica completamente parado, com algumas receitas do hospital apenas.. até deu tempo pra uma foto lá dentro:

Bamberbridge - Hoje trabalhei em Bamberbridge perto de preston. Inicialmente tinha booking para uma farmácia no centro de Preston, onde já trabalhei várias vezes. Mas a Rota Coordinator da Lloydspharmacy contactou-me a perguntar se podia trocar! (Acontece muitas vezes isto ao se ser Locum) Perguntei à Ana que tal era a farmácia, pois ela já lá tinha feito Locum um dia, disse que era porreira e aceitei trocar.
Desta vez 9h00 às 17h30! Lá estava a horas, e desta vez 2 técnicas novas yes Uma que estava no 3º do curso de policia e trabalhava só ao sábado em Part-Time, e a outra com um terrible scottish accent!
No fim acabamos a passar musicas entre os telemóveis por bluetooth!!whistle

2009 Para todo o ano de 2009 já tenho marcação para fazer sábados alternados numa farmácia em Darwen (onde vivemos), que é precisamente a farmácia onde trabalhei o 1º ano!

Agora não me venham dizer que não percebem como é que isto de Locum Pharmacist funciona!!

7 comentários:

  1. Por cá isso chama-se RECIBOS VERDES!

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Eu sei, mas de qualquer modo não existe esta possibilidade, de um farmacêutico trabalhar a recibos verdes em várias farmácias diferentes! (Em Portugal)

    ResponderEliminar
  3. acho piada a alguns comentarios que por aqui aparecem de pessoas anonimas.Bastante piada mesmo... ainda bem que este caro senhor(a) usou maiusculas, senao de facto, iria perder todo o sentido a afirmacao! ah aha ah

    ResponderEliminar
  4. Ola Eugenio! Obrigada pelo documentario sobre a tua experiencia! Tem-me sido bastante util uma vez que decidi ir para UK e ja marquei bilhete para a semana! Eu ainda não tenho nada agendado, mas já me inscrevi numas agencias de locum. Se calhar o direct booking so funciona depois de estar la um tempo, não? Eu vou para o centro de londres, mas na verdade estou um pouco apreensiva porque nao sei ate que ponto é que o sistema britanico é diferente/igual ao nosso. Achas que me podes dar mais uma dicas? Obrigada e bom ano!

    ResponderEliminar
  5. !!!!!!

    Tu não vais conseguir ser locum logo de inicio!!

    Ninguém sem ter 2-3 meses de estágio consegue trabalhar aqui devido à grande diferença entre os dois sistemas de saúde! Tem cuidado porque ainda leva o seu tempo a aprender todas as regras do sistema britânico (o que é e não é sujeito a receita médica, os regras,validades associadas a cada tipo de receita e e substância etc etc!!)

    Não sei se percebi bem a tua situação, mas se esta vier a ser o teu primeiro contacto com a Farmácia no Reino Unido, toma muito cuidado!! São muitas as leis e regras que existem e ninguém as aprende numa semana! Caso falhes, aqui perdes mesmo a licença profissional e vais mesmo presa!!

    Eu no teu lugar contactava uma cadeia de farmácias que te podem oferecer um contracto com um período de "estágio" inicial de 2 meses no mínimo!

    A minha alma está parva!!

    ResponderEliminar
  6. Obrigada pelas dicas! Estou neste momento a pesquisar a Boots. Há alguma cadeia que sugiras?

    ResponderEliminar