sábado, 20 de novembro de 2010

Snapshot of the UK - Housing Market


Com a BBC a passar mais programas sobre habitação que a TVI a passar novelas, com ruas que têm mais agências imobiliárias do que cafés e com nenhum ponto de onde não seja possível avistar pelo menos uma destas placas a dizer "To Let" ou "For Sale" o "Housing Market" é qualquer coisa de importante e central na sociedade Britânica!


(Tirei esta foto hoje numa rua de Darwen. Três casas geminadas com placas das agências imobiliárias. Duas para venda e uma para aluguer)

Realmente o mercado imobiliário no UK, volátil que nem acetona, tem uma dinâmica surpreendente!

Arrisco-me a dizer que é uma verdadeira obsessão colectiva! Aqui é perfeitamente natural mudar de casa a cada 3-4 anos durante toda a vida! Mas devido a esta dinâmica ninguém fica preso à casa, ou seja, se surgir uma melhor oportunidade profissional noutra ponta da ilha, mete-se a casa à venda e compra-se outra!

Aqui há uma conceito designado de "property ladder" no qual se vai mudando de casa (comprando e vendendo) a cada par de anos, subindo sempre um degrau na categoria da casa (maior casa, melhor localização etc). O curioso é que nesta "property ladder" se sobe durante a vida activa e depois é muito comum fazer o chamado "downsize". Ou seja, durante um período de vida típico de um inglês, começaria por uma casa de 70K (£70,000) 5 anos depois mudaria para uma de 120k, depois 200K, depois 300k, depois 400k. Uma vez chegados à reforma e com os filhos criados, venderiam a casa de 400K e comprariam uma mais pequena de 200k! Com os 200k de diferença passariam férias o resto da vida, por exemplo no Algarve!

Também não falta gente a deixar o seu emprego diário para se dedicar ao "property investment"! Compram casas em leilões, fazem uma remodelação e metem no mercado outra vez!

Sites sobre casas no UK:
www.globrix.com
www.rightmove.co.uk

1 comentário:

  1. Bom dia, Estou a tentar vender um terreno que tenho na Lourinhã, no mercado do reino unido. Contudo não sei muito bem a que websites em devo dirigir ou se há websites com investidores à procura de cassas e terrenos em Portugal. Será que me pode ajudar, indicando alguns websites onde podera colocar a informação? E-mail: joaoespp@gmail.com Obrigado pela atenção

    ResponderEliminar