sábado, 20 de novembro de 2010

Swine Influenza




Até me ri a ler esta notícia!!

Mas ó Sra Ministra da Saúde, o Oseltamivir e Zanamivir não são Medicamentos Sujeitos a Receita Médica Obrigatória?? Como é que os Portugueses podem fazer auto-medicação? Ahh.. só se....confused

Os delegados de propaganda médica da Roche e GlaxoSmithKline devem andar doidinhos de um lado para o outro!

Afinal uma caixa de Tamiflu são 25€!! E não comparticipado!bigeyes




Mas não é só uma gripe? Uma semana de cama e passa?

Como já foi dito, a questão nunca foi "Será que vai haver um surto de gripe à escala mundial?", mas sim "Quando é que irá acontecer?" A gripe pandémica é uma bomba relógio para a qual o mundo nunca estará preparado pois não sabemos se será H5N1, H1N1 ou outra variante qualquer do vírus, e além disso, para atingir proporções pandémicas terá que ser sempre uma estirpe nova para a qual não existe imunidade..

A história revela que de X em X anos (algumas décadas) existe um episódio de gripe pandémica (sempre que surge uma variante nova do vírus para a qual não existe imunidade disseminada e que tenha características favoráveis de transmissão)
O ser humano de hoje não tem de forma alguma características de resistência a uma nova estirpe de influenza mais favoráveis do que os que viveram durante as pandemias passadas (Por exemplo Gripe Espanhola 1918-1920 que matou entre 40 e 100 milhões de pessoas e que também foi H1N1!)

Por isso, poderá ser eventualmente algo de grave! O que existe nos dias de hoje é medicação,e possívelmente um sistema à escala mundial que permita limitar a propagação da infecção.

Deixo aqui uma perspectiva de como é que o UK se estará a preparar para a pandemia:

Como o risco esteve sempre presente, e nunca se sabe quando irá rebentar, no ano passado antes da "flu season" (Outubro) os PCTs (Organizações regionais de saúde) organizaram acções de formação com o tema "Plano de acção em situação de uma pandemia de Influenza"
(Pagaram £50 a cada farmacêutico para estar presente - Só isso mostra a importância do farmacêutico em todos o sistema de saúde)

Assim em traços gerais o plano consiste em:


  • O estado adquiriu doses de antivirais para cobrir mais de 75% da população


  • Esses medicamentos estão guardados em locais secretos espalhados pelo país (portanto não em farmácias)

  • Será disponibilizada uma linha específica para a pandemia (recebi a informação que será disponibilizada amanhã) com profissionais que pelo telefone podem fazer o diagnóstico.

  • Será usado um esquema de distribuição gratuita de medicação através do "Flu Friend". Ou seja, depois do diagnóstico feito, a pessoa infectada tem que ficar em casa e enviará um amigo a um ponto de recolha do antiviral, que na altura lhe será comunicado a localização e que para a obtenção levará uma referência dada após o diagnóstico pelo telefone.



Este plano de acção tem muitos mais pormenores (até sobre a forma como os utentes devem entrar e sair na farmácia sem se cruzarem "face to face"), mas claramente parece uma resposta capaz de resultar... idea

Pelo menos não vamos ver pessoas a tossir e espirrar enquanto fazem fila nas farmácia com um lenço numa mão e cinco notas de 5€ na outra..faint

2 comentários:

  1. A Ministra está convencida que o Tamiflu dá bónus de 5+1

    ResponderEliminar
  2. Farmaceutico de Serviço20 de novembro de 2010 às 15:54

    Eh pah, onde é que eu já vi/li isso??? http://afarmaciadeservico.blogspot.com/2009/04/continua.html parabens pelo blog, eugénio! grande FFUP e grande Na Kotli! ;) O "farmaceutico de serviço" tb passou por lá!!

    ResponderEliminar